Uma cartilha produzida pelo Ministério da Agricultura sobre agroecologia teve sua distribuição impedida.
A cartilha “O Olho do Consumidor”, que conta com ilustrações de Ziraldo, foi lançada para divulgar a criação do “Selo do SISORG” (Sistema Brasileiro de Avaliação de Conformidade Orgânica) que pretende padronizar, identificar e valorizar produtos orgânicos, orientando o consumidor.
O livreto, que teve tiragem de 620 mil cópias, foi objeto de uma liminar de mandado de segurança, fruto de ação movida pela transnacional Monsanto, que impediu sua distribuição.
A proibição se deu por conta do item 5 da página 7 (imagem ao lado), onde se lê: “O agricultor orgânico não cultiva transgênicos porque não quer colocar em risco a diversidade de variedades que existem na natureza. Transgênicos são plantas e animais onde o homem coloca genes tomados de outras espécies”.
Em autêntica desobediência civil e resistência pacífica à medida de força, o Ladybug Brasil faz questão de colocar aqui o link do PDF para vocês. Baixem e passem adiante.
Correção: A Maria Rê foi atrás da história direitinho (como eu deveria ter feito) e descobriu que a cartilha está, sim, sendo distribuída sem nenhuma liminar ou impedimento.
Update: o João, do Filmes da TV, colocou a Cartilha no SlideShare. E assim o conteúdo se espalha na rede.