Hoje topei com esta nota no boletim da Maxpress, que recebo todo dia. A IntelCav, empresa que produz cartões (crédito, débito e Cia ltda), desenvolveu um produto para para aplicações bancárias e comerciais produzido com PET reciclado pós consumo. A matéria-prima reciclada é obtida do processo de reciclagem de garrafas PET (refrigerante e água) pós consumo. O projeto tem forte apelo no âmbito sócio-ambiental, estimulando a criação de cooperativas de catadores de lixo e o aumento da renda de pessoas carentes com o uso de material reciclado em aplicação nobre além de estimular uma mudança de atitude em relação a preservação do meio ambiente.
Segundo a IntelCav:
Primeiro estabelecemos todos os parâmetros e diretrizes para a produção efetiva de cartões plásticos com PET reciclado pós consumo, atendendo todos os parâmetros da Norma ISO, comprovadas por testes realizados em laboratórios internacionais e especializados no setor. Segundo, trabalhamos na a homologação deste material junto a importantes bandeiras, como MasterCard e VISA. Terceiro, comprovamos a importância e sustentabilidade desse produto quando o Bradesco, uma das maiores instituições financeiras privadas do país se tornou o pioneiro no setor a comprar e utilizar Cartões Pet Reciclados Pós Consumo.
O Cartão Reciclado Pós Consumo tem vida útil maior, gera inclusão social, tem baixo impacto ambiental pois é obtido de recursos renováveis e assim diminui usos de recursos naturais. Para a produção de 10.000 cartões são necessárias aproximadamente 832 garrafas PET de 2 litros.