Fotos: divulgação
Um protótipo de carro movido com auxilio da força do vento completou, nesta quarta-feira (16/2), um percurso de quase 4 mil quilômetros entre as cidades de Sidney e Perth, na Austrália, por um custo de US$ 15. Chamado de Wind Explorer, o carro cruzou o país em duas semanas, usando uma ‘pipa’ (como a de kite surf), além de baterias de lítio, que podem ser recarregadas durante a noite, a partir de uma turbina de vento que é hasteada no carro por um bambu.
O carro foi desenvolvido pelos alemães Dirk Gion e Stefan Simmerer, que levaram 18 dias para cruzar o país de leste a oeste a uma velocidade máxima de 80 km/h. A corrida rendeu três recordes: de primeiro veículo movido a vento a cruzar um continente, a maior distância total percorrida por um veículo movido a vento e a maior distância em 36 horas percorrida por esse tipo de carro.
O protótipo pesa um total de 200 kg incluindo as baterias e é construído em fibra de carbono sobre uma camada de alumínio. no começo do percurso, o vento não colaborou e a dupla se viu obrigada a abastecer o veículo com energia elétrica – que custou US$ 15, mas não invalidou os recordes.
Via @GarotasCPBr