30
jan
2007
Carnaval: Jornalistas caem no Samba
Com Jornalistas & Cia, um relato da folia que sai das redações:
No Rio
- O bloco Imprensa que eu Gamo abre o calendário oficial da Prefeitura para o Carnaval carioca no dia 3/2.
- Banda da Rua do Mercado: ensaios todas as 5as.feiras, sempre às 19h, no Bar Kamikaze (rua do Mercado, 23, em frente ao prédio da Bolsa). O desfile, programado para 15/2, vai manter a tradição do Maestro Quintanilha, do Cordão do Bola Preta. Fundada em 1998 por um grupo da antiga Gazeta Mercantil junto com o pessoal da Bolsa de Valores, a Banda desfila pregando a revitalização do Centro antigo do Rio, e vale para o reencontro dos jornalistas de Economia (com adesões ecléticas).
- O bloco 2º Clichê, que desfila no sábado de Carnaval em Niterói, este ano vai homenagear Luís Antônio Pimentel. Aos 95 anos de idade,ele já fez de tudo no Jornalismo e foi também radialista, fotógrafo e historiador.Tem livro sobre a antiga Rádio Mayrink Veiga e outros sobre as personalidades, as praias e as igrejas de Niterói. O samba-enredo, capitaneado por Sérgio Soares, de O Fluminense, e a camiseta, de autoria de Floriano Carvalho, estão quase prontos e serão apresentados em um grande ensaio-geral.
- Também no sábado de Carnaval sai o bloco Filhos da Pauta. Fundado há 21 anos, preparou para 2007 uma homenagem bem humorada às mulheres e ao clima dos antigos carnavais. O enredo As filhas da pauta – A marcha das cachorras é de Nivaldo Carneiro, que foi um dos finalistas no Concurso de Marchinhas da Fundição Progresso. A camiseta é assinada por Hélio Branco.
- Para saber tudo sobre os blocos de carnaval do Rio basta ler a coluna de Daniel Pereira, Folia na Rua em O Dia Online. O leitor pode divulgar eventos e participar dos bastidores da folia.
Santa Catarina
O bloco Pauta que Pariu vai desfilar no dia 18/2. Com a aproximação do evento, a Comissão Organizadora vem fazendo reuniões semanais em locais sugestivos como o Mercado Público de Florianópolis e o bar Kibelandia.
Ceará
A segunda edição do bloco Matou a Pau…ta foi lançada no dia 25, no Espaço Cultural do Sindicato dos Jornalistas. O bloco faz três desfiles pré-carnavalescos, sempre aos sábados (27/1, 3 e 10/2), com concentrações às 14h, no Centro Cultural do Banco Nordeste (rua Floriano Peixoto,941, Centro). No dia 17/2 desfilará na av. Domingos Olympio, dentro da programação oficial do Carnaval de Fortaleza.
Pernambuco
Os jornalistas pernambucanos vão sair pelo tradicional Siri na Lata, com o sugestivo tema Cadê minha Bolsa Família. Se não houver imprevistos, o desfile será no dia 18/2. Vale registrar que o Siri na Lata tem 31 anos de história e é um dos poucos blocos que se organiza sem nenhum apoio oficial. Seu presidente é Ricardo Carvalho.
- Postado por:
- Lucia Freitas
- Categorias:
- jornalismo, web/blogosfera