Navegue
03
ago
2011

Brinquedos circulando: sim, isso é ecológico

fotos: divulgação

Impressionante como é a sincronicidade. Estava aqui com a descoberta aberta embaixo dos olhos e meditando sobre o assunto – por conta de ser tia de um bebê fofo – e a Denise levantou a bola dos brinquedos sustentáveis. Eu, não-mãe para sempre, sempre achei que a montanha de brinquedos em casa, a maioria fechados em caixas ou armários, era um desperdício sem tamanho. Eu  cresci com a filosofia: não usou, doa para quem vai usar.

Aí descubro a Joanninha. Ok, o nome foi o que me chamou a atenção :). A Anna e a Piu, que conheci por conta da Colmeia, montaram o negócio, que está no ar há 3 semanas. A ideia é oferecer um novo jeito de brincar.

As duas passam o dia pesquisando brinquedos em madeira e bambu, que sejam bacanas (entenda: nada de mão de obra escrava, ou de matéria prima de origem duvidosa) e já têm um acervo de quase 80 brinquedos para oferecer aos clientes.

O funcionamento é simples: você escolhe o plano (com 4, 6 ou 10 Joanninhas), escolhe os brinquedos que cabem no seu plano e os recebe em casa. Um mês depois, você pode trocar os brinquedos – ou continuar com os mesmos, como quiser. Por enquanto o esquema só funciona em São Paulo e Alphaville, mas a dupla quer expandir o negócio.

O que faz a diferença: o acervo é composto por brinquedos que mudam o mapa da brincadeira no Brasil. Saem de cena o plástico e o consumo rápido, entram a madeira e os brinquedos que estimulam brincadeiras. Nas palavras da dupla dinâmica:

“A gente acredita que a qualidade, variedade e quantidade de brincadeiras durante a infância estão fortemente ligadas ao desenvolvimento físico, psíquico, intelectual e emocional de todas as crianças. No entanto, o brincar de hoje é muito consumista e não é raro vermos crianças se desinteressarem por brinquedos que ganharam há pouco tempo e pedirem algo novo”, acreditam as sócias.

A cultura da Joanninha não se baseia no ter um brinquedo, mas no proporcionar um brincar mais puro, que incentive o momento da brincadeira, despertando nas crianças, amigos, pais e familiares valores como companheirismo e cidadania. O propósito é incentivar um brincar sustentável que desenvolve as habilidades infantis e, ao mesmo tempo, incentiva o reuso e o consumo compartilhado de brinquedos.

Importa é que a Joanninha é uma inovação e um sopro de ar nas iniciativas que vejo por aí. Principalmente porque nos tira desta avidez pelo consumo e pelo ter e remete para a graça de ser, compartilhar e brincar. Mais que isso: para a “louca por internet” que é esta Joaninha aqui, o site é lindamente construído, fácil de navegar e funcional. Adivinha se o pequeno pirulito não vai ganhar presente bacana e renovável depois de um mês? 🙂

Quer se encantar? Assista ao vídeo abaixo!

Postado por:
Categorias:
Rede Ecoblogs

Procurar

Canais

Novidades por e-mail

Se quiser receber as atualizações por e-mail, deixe seu endereço aí embaixo...

@lufreitas

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons — Tema LadybugBrasil desenvolvido por André Bets e Fabio Lobo