Para quem ainda não sabe, eu tenho gatos. Todos saídos ou bem do Centro de Controle de Zoonoses ou bem direto da rua. E faz tempo demais que não falo deste assunto.
Cachorros e gatos são seres magníficos. Dizem por aí que ajudam a reduzir o stress, trazem alegria. Mas há uma contrapartida: precisam de cuidados. Veterinário, banhos, vacinas, comida, atenção, carinho. Ao longo da história da civilização, eles se tornaram dependentes de nós. Cuidar bem é dever e obrigação de todo ser humano. Não é o que se vê nas ruas desta cidade (e todas as outras pelo mundo afora).
Cachorros e gatos abandonados, que dependem da Gatoca (mais conhecida como pudim em certos círculos) e seu círculo de colaboradores sempre a postos. Gatos em busca de um novo lar, que sem o Adote um Gatinho teriam nenhuma vida ou esperança. Cachorros e gatos do CCZ que sem o projeto de adoção implantado pela Cobasi do Ceasa jamais fariam carinhos ou estripulias novamente… A lista de mazelas da proteção animal é gigantesca.
Começa por uma providência simples, que garante bem-estar a todos os envolvidos, depois de vacinas e vermífugo: castração. #prontofalei. E agora começa o flame, eu já sei. E vou repetir até morrer: não castrar um animal é um ato de crueldade quase idêntico ou pior do que abandoná-lo na rua. Deixar a natureza agir livremente dá em superpopulação, muitos filhotes e… abandono. E só quem já viu/viveu o desespero de abrigos – em que há comida e um teto, higiene talvez, mas as dificuldades são gigantescas e o carinho nenhum – entende.
Se não entende, melhor dar uma olhada na exposição Bicho de Rua, que abre na quinta-feira. Carolina Leipnitz, Ivânia Trento, Eduardo Wagner Costa, Aline Gobbi, Heinz Schnack, Daniele Ferrari Spohr e Fernanda Melonio (a última é que eu conheço). Evento em benefício da APASFA, ajuda mais bichinhos que precisam de apoio.
Bicho de Rua: Le Caffé, Rua Saldanha Marinho, 232, Americano – Lajeado – RS, quinta, dia 20 de novembro, a partir das 18h30.
Para os de Sampa, a oportunidade demora mais dez dias: é o Bazar do Adote um Gatinho, que acontecerá no domingão, dia 30, com direito a muita coisa bacana e ainda comes e bebes. Semana que vem eu falo mais desta outra história.