23
set
2013
As 20 carreiras do futuro
Carreiras estáveis? Um plano que te ajude a se orientar entre a formatura e a aposentadoria? Se você tem 13 ou 15 anos hoje, esse tipo de carreira provavelmente não vai caber na sua vida. Segundo a Sparks & Honey, até 2025 viveremos grandes mudanças profissionais – e não ache que você lerá antes nas revistas da área… provavelmente não lerá.
A vida já incorporou o digital. Estamos mais com o smartphone do que com a TV, os computadores pessoais são trocados sem medo pelos tablets (por quem não escreve, sejamos justos), o mundo fica cada vez mais complexo e cheio de questões.
Daí vem a tal Sparks & Honey (sorria com o nome: Faíscas e Mel) e solta a lista de “novas carreiras”. Claro que a digital coaching aqui não poderia deixar passar em branco. Com a apresentação do SlideShare eu ri alto: sim, sou uma curadora digital e também uma consultora de novas habilidades. 🙂 Se você lê inglês, pode consultar a apresentação que a agência fez.
Se você prefere tudo por escrito, eis as novas tendências de trabalho.
- Conselheiro de produtividade: ajuda para melhorar a sua produtividade, combinando saúde, bem-estar, gestão do tempo e aconselhamento de carreira.
- Curador digital: recomenda e mantém seu rol de aplicativos, hardwares e softwares para melhorar sua vida pessoal e profissional. [EU!]
- Balanceador microbiológico: avalia a composição microbiológica de um ambiente ou indivíduo.
- Desorganizador corporativo: as empresas pedirão um organograma mais colaborativo, e será preciso que alguém embaralhe e quebre as hierarquias corporativas. [Nota da blogueira: duvideodó que as empresas brasileiras um dia cheguem a isso. Pago pra ver]
- Tutor de curiosidade: um conselheiro fornece inspiração e conteúdo para despertar a curiosidade e ensina a arte da descoberta.
- Especulador de moedas alternativas: as moedas virtuais estão ganhando força e isso é uma boa oportunidade para quem se dedicar a estudar esse mercado.
- Pastor urbano: especialista em plantas criadas em jardins de pequena escala ou em áreas urbanas incomuns. A Carol Costa já faz isso gente! Vão lá conhecer: Minhas Plantas! É a nossa menina do dedo verde.
- Faz-tudo 3D: com uma impressora 3D, fabrica tudo o que uma pessoa precisa. [Você pode também construir a sua. O Garoa Hacker Clube ensina]
- Administrador de morte digital: alguém que cria, administra ou elimina dados após a morte de alguém. [Eu tô tentando fazer isso no FB do meu padrasto e ainda não rolou. Se alguém souber de um brasileiro que faz isso, pode indicar aí nos comentários que fico agradecida.]
- Arquivista pessoal: na era da vida completamente documentada, haverá a necessidade de especialistas em organizar, catalogar e dar sentido aos conteúdos pessoais. Alô, alô virginianos, esta é pra vocês, seus maníacos lindos!
- Especialista em desintoxicação digital: um profissional para nos ajudar a desintoxicar do mundo virtual e ter uma vida mais saudável. [Esta já existe e, pelo que diz a grande mídia, bombando… :P]
- Especialista em crowdfunding: alguém que entende como promover e obter fundos para um projeto através de micro-financiamento.
- Consultor de novas habilidades: ajuda os clientes a desenvolver e adquirir novas habilidades para ocupar cargos inéditos nas empresas.
- Personal trainer baseado em dados: um instrutor de saúde que recomenda dietas e analisa os dados de rotina pessoal e aptidão para que o cliente tenha um melhor estilo de vida.
- Cinegrafista de experiências: esse cinegrafista viverá experiências por outras pessoas e as gravará para os chamados “exploradores de sofá”. [Tô fora. Quer viver? Viva a sua vida! Me deixe fora disso, por favor!]
- Conselheiro de não escolaridade: incentiva seus alunos a invadir o mundo real e experimentar a vida.
- Consultor de privacidade: estudará vulnerabilidades de segurança em aspectos pessoais, físicos e virtuais. [Consultem-se, enquanto isso, com ESET, Norton e cia ilimitada, eles têm ótimas dicas].
- Consultor de carreiras via Skype: preparam e ajudam profissionais por meio de entrevistas remotas ou vídeoconferências, com dicas de etiqueta, aparência e habilidades de conversação. [A Mariana Viktor já faz quase isso!]
- Agente de memes: assim como um agente de celebridades, esse profissional representará personalidades que se tornaram memes na internet. [Bah, essa me deixou de mau humor. Onde acha um agente pra vender meu trabalho? Isso é uma mão na roda].
- Condutor de drones: a demanda por drones (aviões não tripulados) pedirá gente capaz de usá-los.
Meus dois cents: vamos inventar outros milhares de outras profissões, nos libertar das amarras e aprender a viver fora da caixinha.
Dica de Steve Matalon, um homem interessantíssimo nos seus compartilhamentos.
Foto: Shutterstock
- Postado por:
- Lucia Freitas
- Categorias:
- web/blogosfera