Já há um tempo alguém avisou, lá na Webees, do lançamento do Amazonia.vc no Orkut… confesso que nem fui olhar por conta das tempestades digitais que teimam em tumultuar o reino da Joaninha. Hoje tive que entrar lá, inescapável. E fui checar o treco. Ele junta mapa das queimadas, grupo de desmatamento e permite ao usuário protestar. Funciona bem direitinho e a voz do internauta-cidadão tem expressão tanto no portal Globo Amazônia como no Fantástico.
Em setembro, o Pará está campeão em protestos. Número bacanérrimo: 7.062.083. Melhor, o aplicativo mostra o tamanho do desmatamento e compara (já foram 17 estados do Rio de Janeiro para o chão este mês). Para usar, na barrinha da esquerda do yogurt, você clica em adicionar apps e procura por Amazonia.vc.
Acho que agora o Brasil do Sul Maravilha incorpora o Brasil do Norte Sensacional e talvez (talvez) a gente consiga conversar com nossos concidadãos locais e fazê-los colocar a mão na consciência. Sim, porque fica aqui combinado que quem derruba árvore ou coloca fogo é brasileiro também, né?
Como funciona:
Melhor? Lá no portal tem blog (nhe, mesmo nome do blog do Altino no Terra Magazine, e o que o Altino escreve é bem mais bacana…). Os internautas já estão mandando as imagens e os órgãos públicos tomando providências. Considero provada a minha tese: basta abrir canais eficientes de participação que o brasileiro entra e colabora. Viva!
Foto: Castanheira Sunrise, de Vicente Pinheiro, no Flickr da Ana Cotta