Navegue
24
set
2008

Apps do Orkut a favor da Amazônia

Já há um tempo alguém avisou, lá na Webees, do lançamento do Amazonia.vc no Orkut… confesso que nem fui olhar por conta das tempestades digitais que teimam em tumultuar o reino da Joaninha. Hoje tive que entrar lá, inescapável. E fui checar o treco. Ele junta mapa das queimadas, grupo de desmatamento e permite ao usuário protestar. Funciona bem direitinho e a voz do internauta-cidadão tem expressão tanto no portal Globo Amazônia como no Fantástico.

Em setembro, o Pará está campeão em protestos. Número bacanérrimo: 7.062.083. Melhor, o aplicativo mostra o tamanho do desmatamento e compara (já foram 17 estados do Rio de Janeiro para o chão este mês). Para usar, na barrinha da esquerda do yogurt, você clica em adicionar apps e procura por Amazonia.vc.

Acho que agora o Brasil do Sul Maravilha incorpora o Brasil do Norte Sensacional e talvez (talvez) a gente consiga conversar com nossos concidadãos locais e fazê-los colocar a mão na consciência. Sim, porque fica aqui combinado que quem derruba árvore ou coloca fogo é brasileiro também, né?

Como funciona:

  1. Monitore diariamente as queimadas e o desmatamento e proteste!
  2. Acompanhe o seu desempenho no ranking de protestos.
  3. Fique de olho nos dados coletados pelo Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).
  4. Veja as conseqüências dos seus protestos no portal Globo Amazônia e no Fantástico

Melhor? Lá no portal tem blog (nhe, mesmo nome do blog do Altino no Terra Magazine, e o que o Altino escreve é bem mais bacana…). Os internautas já estão mandando as imagens e os órgãos públicos tomando providências. Considero provada a minha tese: basta abrir canais eficientes de participação que o brasileiro entra e colabora. Viva!

Foto: Castanheira Sunrise, de Vicente Pinheiro, no Flickr da Ana Cotta

Postado por:
Categorias:
ecologia, Rede Ecoblogs

Procurar

Canais

Novidades por e-mail

Se quiser receber as atualizações por e-mail, deixe seu endereço aí embaixo...

@lufreitas

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons — Tema LadybugBrasil desenvolvido por André Bets e Fabio Lobo