Navegue
23
jul
2010

Alô Recicle! Vamos tirar os celulares da gaveta

O projeto Alô Recicle é uma parceria da Nokia – que tenta convencer seus consumidores a entregarem os equipamentos para reciclagem – e o grupo Pão de Açúcar. Desde a última segunda, dia 19 de julho, 41 lojas em São Paulo, Fortaleza e Salvador passaram a receber celulares para reciclagem. Durante o primeiro mês vale a promoção Troca com Troco. A Nokia paga R$ 30 pelos seus próprios aparelhos e R$ 15 pelos de outros fabricantes (o dinheiro só pode ser usado na compra de outro celular Nokia, leia o regulamento com atenção).

A ideia da Nokia de criar um programa de reciclagem de celulares no País surgiu após pesquisa realizada em 2008, com a participação de 6.500 pessoas de 13 países, incluindo o Brasil. Segundo o estudo, apenas 3% das pessoas no mundo costumam reciclar seus celulares usados. No Brasil, o número é ainda menor: apenas 2%. A maior parte dos usuários guarda os aparelhos antigos em casa, sem uso. Três em cada quatro consumidores nem mesmo cogitam a reciclagem e quase a metade dos entrevistados nem sabe que isso é possível.

Estimativas da empresa apontam que se todos os cerca de 4,8 bilhões de usuários no mundo devolvessem pelo menos um aparelho, seria possível economizar 380 mil toneladas de matéria-prima e reduzir a emissão de gases – o mesmo efeito que retirar quatro milhões de carros das ruas. Por isso, além dos postos de entrega, é possível calcular no site quanto você e seus seguidores no Twitter conseguiriam retirar do meio ambiente se reciclarem um dos celulares que devem ter aí em casa. O meu caso em particular está aí em cima :). Aqui embaixo o efeito da @redeecoblogs.

NOKIA- Troca com Troco_ecoblogs

Só achei meio non-sense a logística da coisa. Os pontos para descarte receberão aparelhos, baterias e acessórios. Todos os materiais coletados serão recolhidos pela Nokia e encaminhados para um centro de triagem na cidade de São José dos Campos, interior paulista. De lá, seguirão para o exterior – as baterias encaminhadas para um parceiro da operação na Cidade do México e restante do material reciclado vai para Chicago, nos Estados Unidos.

Postado por:
Categorias:
Brasil, Rede Ecoblogs

Procurar

Canais

Novidades por e-mail

Se quiser receber as atualizações por e-mail, deixe seu endereço aí embaixo...

@lufreitas

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons — Tema LadybugBrasil desenvolvido por André Bets e Fabio Lobo