Durante toda a semana, de hoje até sexta, acontece o I Festival de Gastronomia Orgânica de São Paulo, criado e dirigido pela Chef Leila D em parceria com a Supervisão de Abastecimento de São Paulo. O babado acontece no Mercado Municipal Paulistano, aka Mercadão, centro de abastecimento e ponto de encontro da diversidade gastronômica de todo o Brasil.
A proposta é informar a população sobre uma alimentação mais saudável e sustentável. Ou seja: culinária vegetariana e produção ecológica serão os astros do evento, que reunirá profissionais da área de saúde, meio ambiente e gastronomia para tirar dúvidas sobre o tema.
Eu só tenho o seguinte a comentar: não é de hoje que vivo de refeições sem carne alguma – apesar de continuar fã de um churrascão bem feito. Semana passada, na entrega do prêmio do Logotipo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, tive a oportunidade de saborear delícias sem carne alguma. Uma panzanella caprese maravilhosa e sopa de abóbora, cuidadosa e carinhosamente preparadas pela Letícia, alegraram e encheram o meu estômago depois de um dia intenso e cheio de fome. Cardápios como este, simples, saborosos e acolhedores, são o que fazem da culinária vegê uma das minhas preferidas. Ela exige muito mais arte que qualquer outra, na minha humilde opinião.
Quem quiser, vai ao mercadão, aproveita a viagem e aprende.