Há um tempão achei um site muito interessante, o Project Noah… Tem tudo a ver com os antromas, que publiquei na semana passada. Quem mostrou a gracinha foi a Gabi Contolli que postou a imagem acima por lá. Era a única, em dois meses ainda temos só 28 ocorrências para todo o Brasil. A ideia é bastante simples e só requer um pouco de nosso tempo e empenho: mapear os organismos no mundo.
A ferramenta usa o GoogleMaps para colocar tudo no ar. Confesso que operar não é simples. Além de você precisar ser dono da foto, é preciso subir, descrever, colocar links e local exato. O site permite que a gente descubra e documente antromas numa plataforma comum, usada também por cientistas. Colaboração pouca é bobagem.
Por lá já estão diversos projetos: os impactos do derramamento de óleo no Golfo, para onde foram as Joaninhas (sim, Joaninhas estão em movimentação nos States e eles querem saber por onde elas andam) e o Projeto Esquilo são três exemplos. Eles propõem também que nós, bichos urbanos, documentemos nossos “tesouros”.