Navegue
16
mar
2011

Água limpa pelas cascas de banana

Stuck in Limbo de Jason A. Samfield, em CCFoto: Jason A. Samfield, CC

Um grupo de pesquisadores da UNESP de Botucatu (interior de São Paulo) descobriu mais uma utilidade para as cascas de banana: retirar metais como chumbo e cobre da água. O estudo, publicado na revista Industrial & Engineering Chemistry, o estudo indica que as cascas de banana limpam a água tão bem ou melhor que outros materiais.

Gustavo Castro e seus colegas descobriram que a casca de banana picada é um purificador de água tão ou mais eficiente do que vários outros materiais disponíveis destinados a cumprir essa função. Inúmeros processos industriais – a mineração, o escoamento de rejeitos das fazendas e os mais conhecidos rejeitos industriais – lançam vários metais pesados, como cobre e chumbo, nos cursos d’água, com efeitos adversos para a saúde e o meio ambiente.

Os métodos atuais para remover metais pesados da água são caros e, paradoxalmente, algumas das substâncias usadas nesses processos são tóxicas. Trabalhos anteriores já demonstraram que alguns resíduos de origem vegetal, como fibras de coco e cascas de amendoim, são capazes de remover esses metais pesados da água.

Foi isto o que inspirou Renata Castro a efetuar experimentos com cascas de banana picada, com vistas a verificar se o material também pode atuar como purificador de água. Em seus testes, a cientista descobriu que a casca de banana picada remove rapidamente chumbo e cobre da água de um rio. A eficiência verificada foi equivalente ou melhor do que uma série de outros materiais já testados para o mesmo fim. E o aparelho de purificação de água à base de casca de banana pode ser usado até 11 vezes sem perder suas propriedades de captura dos metais.

Postado por:
Categorias:
Rede Ecoblogs

Procurar

Canais

Novidades por e-mail

Se quiser receber as atualizações por e-mail, deixe seu endereço aí embaixo...

@lufreitas

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons — Tema LadybugBrasil desenvolvido por André Bets e Fabio Lobo