Infelizmente, o Quintal de São Francisco vai fechar o seu Abrigo. O Quintal é uma das primeiras “protetoras” de S. Paulo, salvo erro desta blogueira. Foi uma das primeiras que conheci (a primeira mesmo foi o Clube das Pulgas, trabalho sensacional) e é graças ao trabalho incansável desta galera, formada por centenas de pessoas que se importam, que centenas de animais encontraram bons lares – e os menos sortudos, um abrigo. Só quem já trabalhou e trabalha com proteção animal sabe o tanto de dor e descaso – sem falar da desumanidade – de que os animais (cães, gatos, ferrets, papagaios, cobras, cavalos… a lista não termina nunca, podem acreditar) são vítima/alvo por parte de humanos desumanizados.
A ordem é: vamos encontrar boas casas para a galera que está no Abrigo em Parelheiros. Temos um ano. Doze meses passam rápido. Em março de 2010 o Abrigo vai fechar. Ponto. E a existência do Quintal de São Francisco será decidida após este fechamento, caso haja formação de uma nova diretoria e um novo grupo para cuidar e financiar a ONG.
PORQUE O ABRIGO VAI FECHAR?
“Não dá para esperar que uma sociedade que exclui parte expressiva de animais por ela produzidos, vá tratá-los de maneira adequada quando eles adoecem ou necessitam de cuidados especiais. Não é automático e imediato, pelo contrário, é gradativo e, portanto, necessita de tempo, investimentos e vontade política para que possa existir e funcionar adequadamente.”
A nossa realidade
Os abrigos de animais brasileiros, na sua maioria, são “sonhos” de pessoas que nutrem pelos animais um sentimento de piedade e de inconformismo ao perceberem a indiferença das autoridades e da sociedade em geral. O abandono de animais e as suas consequências impulsionam essas “alternativas” (abrigos improvisados) que acabam se transformando em locais desordenados pelo excesso de animais, ultrapassando sempre a sua capacidade, prejudicando assim a qualidade e o bem-estar dos animais, cuidadores e funcionários.
O Quintal de São Francisco nessa estrada experimentou alguns momentos e situações difíceis que apontaram para uma “reflexão” bastante explícita – qual proteção está se dando a esses animais? Qual exemplo se está oferecendo à sociedade quando aprisionamos por tempo indeterminado, recebendo somente alimentação e medicamentos de funcionários que mal conseguem tocá-los quando estão na tarefa diária de limpeza e higienização de seus compartimentos?
Qual a resposta positiva estamos dando quando questionamos e exigimos da sociedade um comportamento digno com os animais, se alimentamos o descaso dessa mesma sociedade que acredita sermos nós o final de seus problemas? E as autoridades? Estão acomodadas e não avançam, uma vez que, indiretamente, fazermos a sua função!
Para sustentar o Abrigo nossas despesas estão na casa dos R$ 25.000,00 por mês. Como manter esses números a cada mês pedindo ajuda – pedindo doações para uma sociedade assustada e, hoje, prejudicada com a crise econômica mundial e falta de emprego?
Por essa compreensão e por estarmos enfrentando muita dificuldade, decidimos deixar definitivamente de alimentar a “ilusão do abrigo ideal”, somada a ilusão de sermos auto-suficientes ou de encontrarmos abnegados que possam assumir e dar continuidade ao Abrigo do Quintal de São Francisco.
Amigos, com a mesma dignidade com que chegamos aos 50 anos nessa luta, pretendemos finalizar as atividades do Abrigo do Quintal de São Francisco e precisamos de sua derradeira AJUDA, a mesma que sempre compartilhamos em benefício dos animais.
Como você pode AJUDAR:
- Manter as atividades durante os próximos 12 meses, tempo em que está previsto para doarmos de todos os cães doáveis. (perguntas e respostas www.quintaldesaofrancisco.org.br).
- AJUDA para sustentar o Abrigo e mantermos alimentação, salários, pequenas reformas, energia, telefone, medicamentos e demais necessidades.
- Indicação de um amigo que possa ADOTAR um cão e ser responsável por ele até o fim.
- Estar mais próximo do Quintal de São Francisco, visitando, indicando, comprando nossos produtos e acompanhando todas as nossas atividades.
- Divulgar o nosso site e compartilhar dessa ação até o dia da Assembléia Geral que registrará o encerramento DIGNO de um Abrigo de animais abandonados que existiu por quase 50 anos na cidade de São Paulo.
Para ler o texto completo, vá ao site do Quintal de São Francisco. Vamos fazer uma grande roda para ajudar a dar mais dignidade e uma vida decente aos animais.
Dica da Júlia Reis, no grupo LuluzinhaCamp