Eu detesto pensar que o lançamento de produtos só faz produzir lixo – porque sei, também, que produz empregos. No caso de computadores, celulares, tocadores e outros gadgets que adoramos, a questão é grave e pede atenção. O que fazer com a montanha de lixo gerada pela troca de equipamentos?
O meu monitor de tubo é ineficiente (mas funciona e eu faço o bichão economizar tudo o que posso). Se eu trocar por um LCD/Plasma, pra onde vai? O Subcomandante e o efeefe estão de olho nisso e lançaram, hoje, um repositório de informação sobre e-waste, o Lixo Eletrônico.
Tudo começou com o estudo desenvolvido por Bruna Daniela da Silva, Dalton Lopes Martins e Flavia Cremonesi de Oliveira, em parceria com a ONG Waste.nl, da Holanda. A Versão 01 publicada foi publicada ontem (16/04/2008) e está disponível para download.
Lá tem um mundo de informação para navegar pelo assunto – de apresentaçõesa vídeos e links bacanas que os dois andam coletando mundo afora. Vale a pena visitar com calma, para entender a questão dos tóxicos, de reduzir o consumo e prestar atenção em como a gente maneja a nossa vida consumidora.
[Nota mental] Itens que tenho para enviar à metareciclagem: impressora, modem DSL 3Com, um DVD player bichado, cabos, muitos cabos… Um dia eu chego lá. Por enquanto eles viram enfeites estranhos aqui no escritório.
Update:
A leitora Ana, lá do RS, avisa: Tem uma empresa no Rio Grande do Sul, em São Leopoldo, que recicla todo o tipo de sucata digital o mome da empresa é SARCO e o e-mail é: sarco-reciclagemdigital@hotmail.com. Eles estão sem site, mas parece que atendem todo o Estado. E também compram:
Centrais telefônicas,
Celulares,
Placas automotivas
aparelhos eletrônicos em geral
Lâmpadas fluorescentes variadas,
Pilhas e baterias em geral
Computadores:
Cpu´s:
CIs
Monitores crt:
tubos de monitores e televisores etc…
Impressoras:
Placa mãe (Motherbooads)
Processadores:
Hd´s: (hardisk)
Fios
Cd´s
Driver´s
Teclados
Hub´s
Conectores
Relês
Transformadores:
Ventoinhas (cooler)
Fios
Cabos
Tv´s
eletrônicos industriais,
Aparelhos médicos eletrônicos
Noobrek´s