Navegue
14
jan
2008

Está no ar: prêmio Spoiler de cinema e blogs 2008

Enquanto alguns acompanharam o Globo de Ouro (morno, claro) outros colocaram prêmio no ar. O Spoiler deste ano, roteirizado por Carlos Merigo, está de parabéns.
5PSCB+2008

Qual o papel da blogosfera na mídia brasileira? Discussões no campo virtual e real colocaram em pauta a credibilidade e relevância desses sites. Tudo gerado pela campanha de lançamento do portal estadão.com.br. Uma campanha aberta contra blogs afim de mostrar sua credibilidade, e que informação de verdade só se consegue no jornal/site (deles). As revistas mostravam blogs sob o estereótipo do amadorismo, e perguntavam: “Por onde você tem clicado, hein?” Enquanto nas TVs, circulavam a figura de um macaco, responsável pelo conteúdo de um blog de economia.

A polêmica foi instalada, e isso era óbvio. Alguns acusaram a blogosfera de exagero, imaturidade, de se doer por pouco. Será? O Estadão não foi sensato em sua campanha, e ponto. Qualquer tentativa de generalização é burra. E a mensagem foi absolutamente clara e generalista: todos os blogs não prestam. blogs copiam informações, blogs só escrevem bobagem, blogs não tem discernimento.

Diante da polêmica, o estadão.com.br agendou um debate com blogueiros, publicitários e jornalistas para discutir a questão. E logo na abertura, o jornalista Roberto Godoy leu uma mensagem do Grupo Estado que pedia “desculpas aos ofendidos”: “amamos os blogs”, disse. E para um dos maiores jornais do país resolver se manifestar, pedir desculpas e reunir blogueiros em um debate pós-polêmica, significou que o primeiro passo já foi dado.

É fato: Blogs comentam notícias e dão sua visão das coisas. Poucos blogs dão furos de reportagem, e essa não é a intenção de grande parte deles, mas atualmente muitos pautam a mídia tradicional. Porque muitos usuários no mundo postam diariamente, trazendo novidades. Nenhum jornal, veículo ou empresa tem estrutura e verba para fazer uma cobertura dessas. Sem contar que muitos blogs são especialistas em determinados assuntos, sendo mais rápidos e tendo mais propriedade naquilo que falam. No fim das contas, as coisas se complementam. Não deveria existir divisão entre mídia tradicional e blogs. Os grandes veículos continuarão dominantes e relevantes, mas cada vez necessitando dividir espaço com conteúdos gerados por pessoas comuns.

E especialmente hoje, a rede spoiler orgulhosamente confere em sua quinta edição, 17 certificados de mérito digital à algumas pessoas comuns, que se destacaram em 2007 pelo ingresso nessa grande comunidade, chamada blogosfera.

Muito obrigado aos 2640 eleitores que participaram, votaram e confiaram nesse projeto.

marfil | spoiler

5º prêmio spoiler de cinema e blog
ao vivo, direto de são paulo

Vai lá conferir, meu anjo. É bacana, é divertido. É blog.

Postado por:
Categorias:
web/blogosfera

Procurar

Canais

Novidades por e-mail

Se quiser receber as atualizações por e-mail, deixe seu endereço aí embaixo...

@lufreitas

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons — Tema LadybugBrasil desenvolvido por André Bets e Fabio Lobo