Foto: Tiago Dória
Eu ainda não comentei por aqui. As últimas semanas do ano foram pra lá de corridas (quando não são). Acho que ainda vale o registro, pela importância do projeto.
Desde o dia 17 está no ar o Radar Cultura. No lançamento, o Pedro Markun reuniu metade da blogosfera na Torre da TV Cultura para o lançamento do site/programa/projeto… Sob os olhares dos repórteres da casa – e do Rodrigo Martins, do Link, que ainda vai virar blogueiro, me escutem – o projeto, implantado por Juliano Spyer e André Avorio, foi testado por todos nós: Rosana Hermann, Mobilon, Fugita, Rafacst, Baunilha, Daniela Silva, Ana Carmen, Tom Zé, Sérgio Amadeu, Gustavo Jreige, Pedro Markun, Gabriela Nardy, Ian Black e Marina Santa Helena (eu sei que estou esquecendo alguns…)
Em primeiro lugar, a minha estranheza: estar lá sem uma câmera fotográfica foi estranho, no mínimo. No fundão foi horrível. Mas deixa pra lá, porque já encomendei uma novinha em folha e o drama vai acabar.
A voz do povo…
Mas o que é o Radar Cultura? Um site para você programar uma hora inteirinha da Cultura AM. Design limpinho, sistema redondo, você pode ouvir on-line. É visível a vantagem de contratar quem entende de colaboração: cadastro simples, votação clara e rápida, mil jeitos de navegar: por tags, por usuários, por novidade, mais votados. Entre 20h e 21h e vc ouvirá o programa inteiro. Antes, durante ou depois, é possível escolher músicas, comentar, escrever, publicar podcasts.
No dia do lançamento, colocamos a “Letra A”, do Tom Zé (que estava lá) para tocar em cerca de 20 minutos, usando os blogs e o twitter. Nas semanas pós-lançamento sempre houve algum movimento no Twitter por votação. Eu fiquei fã. Se estou no computador neste horário (em geral, estou), adivinhe qual é a trilha sonora?
E a experiência já começa a se expandir. O Jornal da Cultura convocou os internautas, através do blog, a palpitar na retrospectiva 2007. Ah, o globo.com fez algo parecido – mas era tão rebuscado e difícil que não consegui chegar ao fim… Lá é fácil, simples e rápido. É a Cultura provando, em pleno século 21, o que a gente já sabia no século 20: a Fundação Padre Anchieta é um laboratório para novidades pra lá de boas.
A promessa é expandir para toda a programação da Rádio Cultura AM e utilizar o mesmo sistema na TV Cultura. É a primeira vez que a “mídia tradicional” usa a web de um jeito inteligente, novo. A comunidade já está lá, formada e palpitante. Está esperando o quê? Vai lá. Mas convoque a turma, porque senão não tem graça nenhuma…