Navegue
08
nov
2013

O causo Guardião Itau

Security key on a white keybord - Shutterstock

Daí que quando foi lançado o Maverick (nova versão do sistema para Macs), há duas semanas, a grita foi geral: guardião itau não funciona. A aplicação, feita para garantir a segurança dos correntistas, começou a dar problemas. Opa, quer dizer, a aplicação sempre foi um problema. [ eu corri e fiz uma busca no twinster, fiz um print pra vocês verem]

hootsuite_guardiao

Seja por conta do Java – aplicação da Oracle que, há algum tempo instala “crapware” (aka lixo eletrônico) no seu computador – ou por conta do próprio guardião, a vida dos usuários do bankline do Itau virou um verdadeiro inferno.

A primeira coisa que fiz foi monitorar a situação no Twitter. Centenas de reclamações, de conhecidos e desconhecidos, pipocando a todo instante. Palmas para o pessoal que opera o twitter da marca. Resposta na hora, contatos que são retomados, links que resolvem o problema.

Entrei em contato com as assessorias do Itau e da Oracle. O Itau conseguiu produzir um parágrafo oficial sobre o acontecido. A Oracle nem isso. Ninguém aparece pra falar, pra explicar.

Em alguns navegadores de internet, o Guardião do site do Itaú, aplicativo para conferir maior segurança às transações bancárias pela rede, roda na tecnologia Java. Neles, o usuário pode ser alertado para verificar se o site em que navegando é confiável e se ele concorda em executar o programa. O alerta não significa insegurança do sistema, mas como em qualquer aplicativo, o usuário só deve executar programas de lugares que confia. Quando o alerta aparecer durante a navegação pelo site do Itaú, o usuário pode seguir com sua ação, pois o site é seguro e o banco trabalha incessantemente para manter seus sistemas sempre seguros. A instituição recomenda que seus clientes e usuários da internet em geral mantenham seus computadores e respectivos sistemas, antivírus e aplicativos atualizados, com as últimas versões disponíveis, para que sua navegação pela web seja o mais segura possível.

Isso posto, você vai continuar a esperar alguns muitos segundos para o Guardião carregar. Ponto. Aquela regrinha de que um site tem que carregar em menos de dois segundos é solenemente ignorada pelo aplicativo. Hoje, ao ver comentários sobre o assunto, encontrei um twitt digno de registro:

guardiaoitau_11nov

foto: Security key on a white keybord – Shutterstock

Postado por:
Categorias:
web/blogosfera

Procurar

Canais

Novidades por e-mail

Se quiser receber as atualizações por e-mail, deixe seu endereço aí embaixo...

@lufreitas

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons — Tema LadybugBrasil desenvolvido por André Bets e Fabio Lobo