Dois dias intensos. Palestras que prometiam, muitos conhecidos na platéia e no palco. Na correria de trabalhos para entregar – a casa da joaninha quase foi atacada pelas aranhas 😀 – o blog foi “passado para trás”. I’m back.
Dias 26 e 27 estive no Intercon2007. Bons temas (que não renderam) esquema de apresentação bacana (Luli Radfahrer deu show, banho e conquistou a platéia no melhor estilo Kawasaki), blogueiros no palco cobrindo o evento… via Twitter (digite track intercon e acompanhe o conversê animado).
Claro que houve as velhas e boas sessões fotográficas, recheadas de graça e competência por diversos geeks. A presença da Camiseteria – que fez as camisetas do evento e sorteou camisetas para os congressistas – também foi um tom divertido.
Fiquei mesmo impressionada com alguns palestrantes “corporativos”. Explicar web 2.0 para uma platéia que passa o dia fazendo isso é algo esdrúxulo, para ser muito, muito bem educada. Os publicitários, criativÃssimos, na minha opinião também erraram o alvo: apresentar os cases para quem os viveu e acompanhou de perto funciona? Ensina? E o Luli se virou nos 30 para colocar a bola no ar, cortar, entreter.
A palestra do Élcio, lá da Visie, lavou a minha alma. IncrÃvel um programador que diverte e ensina. Sim, o cliente vai mudar de idéia, Élcio. E a palestra múltipla, que virou um Braincast, com Merigo, Mauro Amaral, Cris Dias e Fábio Seixas? Ah, número 1! Eles sabiam com quem estavam falando, lideraram a turma/turba, deram aula de como fazere mostrar a web ao vivo. Em todos os sentidos.
Twitter e Flickr na veia
E lá estávamos nós, num blog fÃsico e coletivo. Posts no Twitter comentavam a palestra – leia o trecho do Carbono 14, de autoria do Bebiano, do Google. “Seguidores” do lado de fora riam, respondiam, xingavam. As fotos começaram a pipocar no Flickr logo na sexta… Borbulhas de crescimento do pessoal que usa, sim, todas as ferramentas para se comunicar. E não deixa barato.
Aos palestrantes, fica o conselho: saibam com quem estão falando. Até estudantes têm blog, twitter, flickr. Todo mundo comunica – e espalha. E colabora entre si. Vamos mexer nos conceitos de “palestra” e sacudir o mundo. A web brasileira, tão cheia de boas notÃcias, merece o seu esforço.
Parabéns aos blogueiros-palestrantes. E também à platéia-blogueira (na pessoa de Luiz Yassuda, principalmente), que assumiu o seu papel e fez história.
Quer acompanhar fotos? (a lista é do Direto do Forno, eu não vou repetir links no mesmo post, ok?):
Anderson Costa – fotos
Brian Barbutt – fotos
Fábio Seixas – fotos
Lu Freitas – fotos
Luiz Yassuda – fotos
Manoel Netto – fotos
Renato Targa – fotos
Rodrigo David – fotos