Ok, ok, eu não consegui ir pro Rio – aliás, tá cheio… Mas um santo ser humano, o @cavalcanteph, da TV1, está me enviando os releases com os principais acontecimentos e destaques por lá.
A ONU tomou posse do Riocentro, local onde acontecem as discussões oficiais – sim, aquelas que tendem a dar em nada. Os 1400 voluntários reúnem a diversidade humana necessária: de universitários a membros de comunidades carentes, sem esquecer os portadores de necessidades especiais. Afinal, tudo pelo politicamente correto, a gente vê na Rio+20.
Importante mesmo – e o que me faz sentar para escrever este post, é o seguinte: a gente pode dar palpite nos Diálogos para o Desenvolvimento Sustentável – que acontecem antes da agenda principal. A coisa funciona assim: são 10 temas, que serão debatidos por representantes das ONGs, comunidades acadêmicas e científicas, imprensa e setor privado – sobre sustentabilidade, duh.
Aí que a gente pode votar (até amanhã, dia 15 de junho) nas propostas que estão no site http://vote.riodialogues.org – é por lá que estão os parâmetros das conversas que acontecerão de 16 a 19 de junho (pros perdidos como eu: entre sábado e terça-feira).
Ah, tem uma coisa boa: estes Diálogos serão transmitidos ao vivo pelo site das Nações Unidas: http://www.uncsd2012.org. Por lá também tem montanhas de informação sobre o tema, além da cobertura tanto do evento principal quanto dos paralelos…
Pra quem quiser uma fonte direta de informação, a galera do ISA (Instituto SocioAmbiental) está invadindo o pedaço. Acompanhe no http://rio20.socioambiental.org
E quem usa twitter pode criar uma busca com a hashtag #Riomais20 pra acompanhar as principais notícias. O perfil oficial @ONU_RioMais20 também anda mandando notícias interessantes. Tá rendendo, viram? Informação aos borbotões, na internet tem – e o melhor: quem edita é a gente! (detalhe sórdido: no instante em que escrevo isso tem novela, futebol e CPI nos Trending, mas conferência, nem pensar…).
Fontes brazucas de informação? O site oficial é o http://www.rio20.gov.br. E olha, tem coisa legal e interessante acontecendo. Duro é pinçar o que interessa.
Só espero que dia 22 de junho a gente pense mais nas relações entre justiça social, crescimento econômico e proteção ambiental. De forma permanente – e não só por conta de uma reunião de chefes de estado (que, sim, também é importante).
Aviso nada a ver: A rede Ecoblogs parou. E ninguém reclamou, até onde sei. Portanto, a partir de agora, os posts sobre ecologia ou bem saem aqui no Ladybug ou lá no Faça a Sua Parte, ok?