A palavra vem do inglês, valentão. O bullying são atitudes agressivas, repetidas e intencionais, praticadas por uma ou muitas pessoas e executadas dentro de uma relação desigual de poder. Acontece na escola. Acontece na internet. E acontece na vida de muita gente. O que sempre me espantou na questão é a violência absurda que extravasa nestas situações.
Tive um colega que sofreu muito com isso. A uma determinada altura, alguém inventou que ele era “bicha”. Numa fase em que sexualidade está em alvoroço. Ele se virava em muitos para mostrar que namorava, gostava de meninas e tal. E os valentões, claro, continuavam com a “brincadeira”. Claro que o constrangimento era gigantesco. Só que o menino virou homem, casou e teve filhos. E a história ficou marcada a fogo na sua memória.
O pior é quando a coisa vai além da escola. Um exemplo de bullying é um site que incita a violência contra mulheres, homossexuais, negros. Além de afirmar em bom português que mulher tem mais é que apanhar, o dono também mantém comunidades no Orkut que incitam o ódio e o preconceito.
O melhor a fazer, em qualquer caso, é que denunciar, falar disso. Quando acontece na internet é mais simples, na minha opinião. O primeiro passo é não falar muito nas redes sociais (e não dar o link). Depois, corra para a Polícia Federal e denuncie em Crimes de Ódio. Eles tomarão as devidas providências. O Safernet também recebe denúncias – e age em parceria com a Polícia Federal. O meu conselho é: jamais deixe um absurdo passar em branco. Denuncie!
O bullying é a semente do que há de desumano neste mundo. Resultado de falta de compaixão e respeito, é uma questão que precisa ser tratada abertamente. Porque os valentões só têm poder se a gente os deixa livres. É preciso que se coloquem na linha, aprendam a ser humanos e, porque não?, um pouco mais gentis.
20 de Outubro. Hoje é o Dia Mundial de Combate ao Bullying.
Este post faz parte da Blogagem Coletiva e voluntária proposta pela Norton Brasil. Bullying #EuNaoCurto: se você acredita nesta causa, escreva seu texto também!