Cada brasileiro consome, em média, aproximadamente 30 quilos de plástico reciclável por ano, segundo a Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim). Em 2010, de acordo com anuário da entidade, foram consumidas no país cerca de 5,9 mil toneladas de plástico, o que representa 50% a mais do que em 2000.
Vamos somando: dados da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), mostram que em 350 cidades que concentram quase metade da população urbana brasileira, 42% do lixo do país não receberam uma destinação adequada no ano passado. Ao todo, foram 23 milhões de toneladas de lixo levadas para lixões ou aterros controlados, que resulta em contaminação do solo e/ou água. Para aterros sanitários, foram 31 milhões de toneladas de lixo.
Anotaram os números? Então, agora pare um pouco e assista ao ótimo documentário sobre obsolescência programada, feito pela TVE da Espanha.
E aí caro leitor, pense antes de comprar: quanto tem de embalagem? Vou reusar? Tem coleta seletiva na rua? Vou separar? Sim, é bacana ter acesso a produtos. Mais bacana ainda é saber que o seu consumo não vira lixo. E, sim, depende de você fazer esta história funcionar.
foto: Rafa from Brazil, Creative Commons