Hoje fui lembrada de uma iniciativa que cabe muito bem na campanha pela gentileza: criar espaços livres em que a informação circule. A ideia do Alessandro Martins já é realidade na Biblioteca Livre Pote de Mel, uma verdadeira biblioteca livre. Quem estiver no TEDxCuritiba, dia 16 de julho, vai ouvir do próprio Alê como é a experiência. E aqui você lê o que ele conta da biblioteca:
Para explicar rapidamente, é uma biblioteca livre, em que você pega livros emprestados e devolve quando quiser, sem carteirinha, sem cadastro, sem precisar avisar nenhum funcionário, sem burocracia. Ela existe há 3 anos e, apesar de alguns livros não serem devolvidos (isso está previsto e é esperado, pois o objetivo não é o acervo, mas a circulação de livros), ela só vem crescendo.
Antes, os livros eram guardados sobre e dentro de um refrigerador antigo. Agora precisamos de dois. Os donos da padaria estão entusiasmadíssimos com os resultados, não só pelo modo como estão contribuindo com a cultura, mas também com o retorno de imagem.
O modelo de funcionamento e de “empréstimo” já inspirou uma biblioteca em Indaiatuba, em São Paulo, uma que começará a funcionar amanhã no meio da Serra do Mar, próximo a Morretes, no litoral paranaense e uma ainda por sair em Minas Gerais (em breve dou notícias). Essas são, pelo menos, as que tenho notícia. Mas a ideia é tão entusiasmante e simples de implantar que tenho certeza de que surgiram e surgirão outras de que nem tomei conhecimento ainda.
E você, conhece algum projeto que espalha gentileza (e educação) deste jeito? Conte nos comentários.