imagem: Mooi Hsieh, CC
Lá vem 2011 e, com o ano novo, a nossa mania de criar metas – que nem sempre cumprimos. A Faber Castell inventou um jeito ótimo de fazer todo mundo prestar atenção ao que desejou esta semana: um aplicativo no Facebook para as nossas Metas 2011. Associado à Grip, que não escorrega, a ideia é ajudar os usuários a cumprirem as suas promessas de ano novo.
Eu já não faço mais estas promessas. Este ano participei do Word of The Year, criado pela Christine Kane, um desafio que consome tempo e investimento pessoal o ano inteiro. Abri uma exceção para testar o Metas 2011. E foi uma boa surpresa. Muito além das grandes conquistas, há coisas bem objetivas que a gente quer fazer (estas também estão lá no Word of The Year). Tipo: fazer o check up médico; visitar aquela amiga que mora longe. E aquelas que valem para tod@s: planejar mochilão, emagrecer, encontrar alguém, abrir empresa/conseguir emprego…
O bacana é que o pessoal da Repense Digital, que fez o aplicativo, pensou também em deixar metas personalizadas. Assim dá pra escapulir do padrão que está lá – bem razoável, atende os desejos mais freqüentes que a gente escuta por aí – e fazer as suas próprias metas. Detalhe: fica tudo anotadinho, registrado e você cria um compromisso de cumprir o que determinou num prazo que você determina. Quer a meta em janeiro ou em agosto? Marca lá! Tudo fica no painel “Minhas metas” (depois que você aceita o aplicativo) e você pode marcar se cumpriu ou não.
Durante o teste já houve uma manifestação-reclamação. Amiga de Santos cobrou visita! Eu expliquei: é que vou aí ainda este ano, amor! Vem 2011! Enquanto você não chega eu vou ali fazer a visita devida e volto pra te dar oi!