Eu não canso de ver jornalistas, vida afora, sem saber ao certo o que a internet tem a oferecer. Para meu espanto, muitos nem mesmo usam o Oráculo e, pior, não sabem o que é RSS – e, portanto, não usam. Para alívio eterno, há os que usam isso e muito mais, como a Cris Dissat, o Tiago Dória e muitos outros.
Equipe-se
Claro que você não precisa levar tudo a cada saída. Algumas vezes, basta o celular, em outras a mochila precisa ir cheia.
Use as ferramentas online para ter mais informação
Existem centenas de jeitos de conseguir informação de qualidade, em tabelas, pagando pouco ou nada. Eis algumas ferramentas úteis:
Factual: o site oferece informações abertas sobre saúde, educação e outros temas, segundo a localização e disponibilidade dos dados e os organiza em tabelas segundo a sua necessidade.
Socrata: Dados governamentais abertos para exploração. Fácil, acessível e prontinho para publicar, através de API e outros meios.
Google Fusion Tables: Ainda em desenvolvimento, a ferramenta permite arquivar, manejar, publicar e visualizar dados como você precisar.
PiratePad: muito parecido com o GoogleDocs, permite editar e escrever documentos a muitas mãos, à distância. Simples, direto, fácil.
OpenHeatMap: o site transforma a sua planilha em mapa. Um jeito bacana de fazer seus leitores entenderem informações mais complexas.
LinkedIn: este é um dos que mais uso. Verdadeira mina de ouro para encontrar fontes, mapear empresas, detectar tendências de mercado entre muitas outras atividades.