Navegue
13
out
2010

E-commerce sustentável

Revira Ideias - decoração ecologicamente corretaE o formulário de contato continua a render posts. Quem quiser sugerir pauta (boa, pelo amor) pode ficar à vontade.

Esta semana é a vez de apresentar a vocês a Revira Ideias, projeto do Alexandre Oelsner e da sua sócia Sheina. Tudo começou no ano passado, quando eles resolveram morar juntos. “Queríamos uma decoração ecologicamente correta em nosso apartamento, mas tivemos dificuldades de encontrar produtos que se encaixassem dentro deste conceito. Começamos então a fazer uma pesquisa pelo país todo e vimos que existiam, sim, muitos produtos eco-sustentáveis por aí, só faltava alguém reuni-los dentro do mesmo local”, conta. Resolvido o ninho, a dupla dinâmica colocou a loja no ar em agosto de 2010 – o e-commerce está cheirando a byte novo, portanto. O investimento, não revelado pelo empreendedor, foi nas mercadorias (eles tem estoque próprio) e no sistema de e-commerce.

Nossos fornecedores são designers, cooperativas de artesãos e ONGs de todo o Brasil. Procuramos quem trabalhasse com materiais reciclados e reaproveitados, sem deixar de lado a aparência do produto final, a qualidade no acabamento e método de produção. Temos ainda uma grande preocupação em pagar um valor justo para o fornecedor.

Os produtos são ecologicamente corretos. Mas transportá-los de forma segura sem prejudicar mais o meio ambiente ainda é um desafio. Dessa forma, procuramos utilizar uma embalagem que cause o menor impacto possível:
1. O produto é embalado em plástico-bolha produzido em material reciclado ou reaproveitado do próprio fornecedor.
2. O produto é enviado em uma caixa de papelão reciclada.
3. A caixa é recheada de jornal picotado.
4. A caixa é fechada com uma fita feita de papel Kraft e com adesivo à base d’água. Assim, ela pode ser reciclada juntamente com a caixa.
Todos os produtos tem uma etiqueta, produzida em papel semente, informando os cuidados necessários com a peça.

A dupla também fez questão de se proteger dos que adoram roubar e copiar ideias alheias na internet. Ao contrário de outros sites de produtos ecológicos ou sustentáveis, eles não contam de onde vem a mercadoria. “Investimos em um projeto diferenciado que, se ser certo, vai crescer junto com todos os envolvidos”, diz Alexandre.

Eu gostei bastante da ideia – e confesso, os preços assustaram… Aguardo os comentários de vocês.

Postado por:
Categorias:
Brasil, Rede Ecoblogs

Procurar

Canais

Novidades por e-mail

Se quiser receber as atualizações por e-mail, deixe seu endereço aí embaixo...

@lufreitas

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons — Tema LadybugBrasil desenvolvido por André Bets e Fabio Lobo