Notícia quentinha via Ricardo Bánffy no Twitter: TED lança sua TV Aberta para a transmissão das palestras bacanérrimas em canais de todo o mundo. Para mim é emocionante – acompanhar novidades e ideias bacanérrimas no TED, além de traduzir os vídeos sempre que arranjo um tempinho é aprender muito.
As regrinhas são sensacionais: todo mundo pode transmitir as palestras se não editarem e não interromperem com anúncios (YEAH). Além disso, as emissoras que conseguirem as licenças poderão criar programas inteirinhos com o material. Este projeto vai ajudar a espalhar ainda mais as ideias apresentadas no TED, principalmente nos países em desenvolvimento, onde as conexões lentas (hello, Brazil!) tornam vídeos online impraticáveis. Sempre que necessário, as palestras serão traduzidas na língua local e as traduções estarão disponíveis no TED.com.
O Projeto de TV Aberta se inspirou em várias emissoras que decidiram levar o TED Talks às suas comunidades e ajudaram a desenhar o formato do projeto. Entre elas: Swedish Educational Broadcasting Company (Suécia), LinkTV (EUA), KissTV (África) and GeoTV (Paquistão) bem como a European Broadcasting Union.