Manter blog (blogue, como gostam os portugueses) é algo incrível. Você aprende rapidinho alguns macetes que são absolutamente alienígenas (pra não dizer ininteligíveis) a quem não é do “ramo”. Conheça alguns:
RSS Feed: este código permite ler as atualizações (de blogs, notícias, comentários…) sem ter que ir até o seu lugar preferido. No meu grupo de estudo, ninguém conhecia.
Technorati: o superpoderoso diretório mundial de blogs, que nos rankeia por links, visitas.
Page Rank: esta ferramentinha criada pelo Google para estabelecer importância das páginas é solenemente ignorada por todos os seres navegantes (não profissionais) que conheço.
Feedblitz: ferramentinha bacana para receber atualizações do blog por e-mail. Outra funcionalidade desconhecida.
BlogBlogs: diretório brasileiro bacanérrimo, que também não diz nada a quem “não é da turma”.
Tags (ou marcadores): será que alguém repara mesmo nesta organização que fazemos dos posts? Deixei no link um conceito
Digg: milhões de usuários brasileiros, tenho certeza, não fazem a menor idéia do que isto significa. O sistema de votação em posts interessantes que a gente vai encontrando por aí é uma luz de participação – usada por uma ínfima parcela dos internautas. Mesmo assim, a gente teima em colocar lá embaixo.
Stumble Upon: alguém aí conhece o Stumble? A ferramenta é linda, te leva a novos sites sobre os assuntos que você escolhe. Uso como um plugin no Firefox – não tenho a mais remota idéia de como funciona no IE (porque não uso MESMO esta trolha). E sei que 2/3 dos meus visitantes usam a segunda opção. Hora de rever conceitos…
Del.icio.us: esta ferramenta é uma das minhas preferidas (embora eu nunca lembre onde vão os pontos)! Quem me ensinou foi a Pati Kalil. Um arquivo dos seus favoridos, devidamente classificados por tags, on-line. Melhor: você pode indicar o site para os seus contatos por lá, procurar no arquivo geral os sites que falam sobre o que procura…
Alguns amigos (Sam entre os mais antigos) agora estão usando uma ferramentinha visual, até bonitinha, que permite votar e dizer o que achou do texto. Já pensou ter mais um cacareco aí embaixo do post?
Nem vou comentar outras coisinhas interessantes que a gente adora – porque encontra os amigos, bate papos extra-interessantes, faz novas conexões. My Blog, Last FM, Ning, Flickr são sites onde encontro quase todos os amigos. Redes e mais redes, construídas cada uma à sua maneira, que nos unem, atravessam, enriquecem. Todas pouquíssimo usadas no Brasil por conta de… ninguém saber falar inglês. Aqui é orkut mesmo e olhe lá.