Navegue
15
fev
2010

Rapidinho, natureba e cheio de informações

Almoço já on Twitpic

Sábado de carnaval eu não saí na avenida. Fui repor a despensa de casa que depois da viagem a Buenos Aires estava um desastre. E encontrei, por acaso, um macarrão instantâneo integral instantâneo, de funghi. Nhami. Resolvi experimentar, já que sou natureba mesmo e ando com uma preguiça ancestral de ir pro fogão – principalmente por conta do calor que ele produz…

Na embalagem, o anúncio: massa caseira instantânea e integral, não é frito, tempero sem aditivos artificiais e com menoss sódio tem um asterisco no sódio que leva a algum texto não encontrado na embalagem. Bueno, não tô aqui pra fazer propaganda da marca. Mas ao colocar os óculos para ver as instruções de preparo, fiquei feliz com várias coisas.

  1. Lista de ingredientes realmente natural, com um detalhe. Tem dica: verifique sempre na lista de ingredientes a presença de substâncias artificiais, como conservantes, corantes ou aromatizantes… ai ai ai, se as multis do mercado fizerem isso, saem do mercado 😀
  2. Um quadrinho bem claro de como os produtos são desenvolvidos (sabe-se lá se é verdade…): ingredientes naturais, integrais; aditivos naturais (exceto em casos necessários, como os macarrões instantâneos, que exigem antiumectantes para que o tempero não empedre. Mesmo assim eles explicam que usam a quantidade mínima necessária (0,2%) para evitar danos ao produto.
  3. Não usam açúcar refinado, evitam sódio, nãao usam transgênicos e sempre que possível, a origem da matéria prima é orgânica.
  4. A empresa rastreia 7 impactos ambientais de seus produtos, desde o plantio até a entrega nas lojas – energia, água, gás carbônico e poluentes, insumos e resíduos, saúde do solo, biodiversidade e bem-estar animal.

A cereja do bolo

Todos os detalhes do desenvolvimento dos produtos e de seus impactos ambientais estão online. E tem mais: o macarrão é bom para caramba, seu tempero muito interessante. A minha sugestão é, entretanto, depois de escorrer a água, colocar um fio de azeite e depois misturar o tempero – realmente saboroso. Será que tem outros sabores além de funghi? Vou ali no site ver!

Postado por:
Categorias:
Rede Ecoblogs

Procurar

Canais

Novidades por e-mail

Se quiser receber as atualizações por e-mail, deixe seu endereço aí embaixo...

@lufreitas

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons — Tema LadybugBrasil desenvolvido por André Bets e Fabio Lobo