Fundado em janeiro de 2009 e lançado na Campus Party Brasil 2009, o movimento Liberdade Telefônica tem como principal objetivo mostrar a todos que ligar pela Internet é muito mais barato ou até mesmo de graça. Fernando M. Areias compositor, blogueiro e empresário, fundou o movimento em retribuição a redução de custos proporcionada pela tecnologia VoIP à sua empresa e inicialmente para protestar contra os abusos das operadoras.
Tradição na Campus Party, o Orelhão VoIP Grátis é um sucesso porque promove a democratização das telecomunicações no Brasil através da divulgação da tecnologia VoIP (Voz sobre IP), proporcionando ligações grátis em protesto contra as tarifas telefônicas abusivas.
Em 2010 eles lançaram o Serviço SMS to Call e a campanha SOS Super XV. Os objetivos?
Foram arrecadados 25.000 minutos para ligar de graça com as operadoras VoIP Othos Comunicação, Blaster Phone (a primeira a apoiar o orelhão na #Cparty 2009) e Tesa Telecom. A nova cabine foi doada pela empresa fabricante de cúpulas telefônicas Thiber Fiberglass (www.thiber.com.br), e o Telefone VoIP com qualidade de voz HD foi doado pela Quitanda do VoIP.
Mais uma vez patrocinado pela Produlz.com e agora também em parte pelos recursos gerados pela receita dos sites do próprio movimento. O planejamento foi apoiado por Thálita Galutti da Sala Um e a execução por Alexandre Lourenção da Ventriloquo.org.
foto: divulgação