Navegue
08
jun
2007

e por falar em jornalismo

Nos últimos dias, lá no Radinho, a discussão sobre jornalismo deu panos para as mangas. Entre radialistas magoados (tadinhos, a gente judia mesmo deles) e gente inteligente que faz jornalismo on-line de primeira qualidade, muitas conversas e opiniões pintaram. E hoje, do improvável Orkut, me surge Alex Antunes, o revolucionário, com a notícia do lançamento do livro do Cláudio Tognolli.
O vídeo dá uma noçãozinha de quem é Tognolli, de seu sentido e significado neste ofício que ele, com os pés no chão e sentidos sempre atentos, desempenha com graça e exatidão. É um prazer saber que existe um profissional assim à solta no mundo.
Ah, o livro, que ninguém vive de vento e o Cláudio tem filho(a?) para criar: Máfia, Mídia & Rock’n’Roll. Passe lá no site da editora do bispo (que também é a minha loja preferida no quarteirão) e leia a apresentação.

Em tempo real, texto de Alex Antunes:
“Existem duas profissões completamente baseadas em uma mentira fundadora: a de motoboy e a de jornalista. A de motoboy porque a sua circulação eficiente pressupõe a existência do “corredor” entre as faixas de rolamento – e o que acontece, de fato, é que o motoboy está em estado de ultrapassagem constante; o corredor é apenas uma figura de poder.
Já a profissão de jornalista está baseada na mentira de que há uma realidade ‘descritível’ e, mais absurdo ainda, mensurável em infográficos. Ora, ‘qualquer realidade é apenas uma opinião’ (Leary). Assim como o motoboy confiado que se arrebenta contra uma porta aberta subitamente, contra um pedestre distraído ou um carro que insiste em não estar onde (o motoboy acha que ele) deveria estar, o
jornalista não pode e não deve acreditar no ‘corredor lógico’ que se estende ao longo dos fatores aparentes…”

Postado por:
Categorias:
jornalismo

Procurar

Canais

Novidades por e-mail

Se quiser receber as atualizações por e-mail, deixe seu endereço aí embaixo...

@lufreitas

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons — Tema LadybugBrasil desenvolvido por André Bets e Fabio Lobo