Hoje à tarde eu não entendi pitombas quando apareceu um debate sobre direito e internet na Campus Party 2010 no twitter do Sergio Amadeu, devidamente retuitado por muitos … A grande mesa sobre o assunto, pela qual estou trabalhando desde o começo de dezembro, está no CampusBlog, chama-se também “O direito e a internet“.
De volta à mesa que me interessa, a descrição “oficial”, retirada da agenda do evento:
Cada vez mais blogueiros têm sido processados na Justiça. Como garantir a liberdade de expressão na rede? Reunir blogueiros, tuiteiros e advogados para discutir a possível criação de uma organização no Brasil como a Electronic Frontier Foundation (EFF).
MODERADOR:
Marcelo Trasel (Martelada)PAINELISTAS:
Flávia Penido (Lady Rasta)
Alessandro Martins – Curitiba/PR
Jorge AraújoRodrigo Alvares (ex-Nova Corja) – hoje no Trezentos
Nos bastidores, tenho conversado com muita gente sobre a questão, desde dezembro passado. No meio do caminho descobri que, em algum lugar havia sido criada uma “Rede de Proteção aos Blogueiros” da qual nunca havia ouvido falar! Na semana passada tive uma idéia meio louca, meio genial, que conversei com o Alê Martins: e se a gente distribuísse para todos os campuseros que conseguirmos, uma “cartilha” com direitos e deveres dos blogueiros e já chegássemos com uma proposta de fundação de algo que nos proteja?
Eu acho, sim, que é fundamental a gente achar um caminho para criar um similar à EFF aqui – e o Marcel Leonardi escreveu lindamente sobre isso ontem. Mas também quero algo mais prático. Porque os blogueiros precisam, sim, de um lugar para se orientar… a cada dia, mais gente nova chega às ferramentas de publicação (ou aos servidores) muitas vezes sem a menor noção do que já foi discutido. Eu, Alê Martins e muitos outros “mais velhos” (ai que horror) já conversamos estes assuntos à exaustão nas velhas listas quando elas funcionavam. Hoje, não existe mais este “fórum” – até porque a gente realmente não dá conta e nem tem paciência de responder a mesma coisa trocentas vezes.
Se cada um mantiver a cartilha disponível – a Cynthia Semiramis e o Tullio Vianna publicaram um artigo perfeito no Observatório da Imprensa, diga-se – em todos os blogs e distribuirmos tudo ao máximo será um ponto. Eu quero, mais que isso, sair do debate do CampusBlog e invadir o BarCamp (se é que haverá) para fundar lá na Campus Party uma verdadeira rede de proteção, na qual todo mundo contribui e conseguimos nos defender dos ataques.
Detalhe: este ano eu estarei, se tudo der certo, de câmera em punho, participando do CampusVideo e pretendo documentar tudo isso em vídeo. Façam figas para tudo dar certo 😀
foto: Denis Couto, CC