Segundo Richard Dawkins (O Gene Egoísta), “um meme é uma unidade de informação que se multiplica de cérebro em cérebro, ou entre locais onde a informação é armazenada”. A Sam lançou a idéia e me citou. A Gabi Klein, lá dos Estados Unidos também me colocou na sua lista. O desafio é simples: falar de blogs femininos, de inteligência feminina na internet.
A mulherada faz um caldo bacana na blogosfera. Algumas falam de economia, outras de programas, outras de jogos e tem quem fale, pasme, de receita. Muitas escolhem compartilhar seu dia-a-dia. Às vezes são divertidas, outras são tristes, podem transmitir um milhão de emoções: melancolia, tristeza, alegria, êxtase, preocupação. São redes de humanidade, em geral – e generalizações nunca são muito boas. Quem eu listaria? A cabeça, exausta, precisa de ajuda do Bloglines, Google Reader e blogroll em outra janela. Este retrato aproximado se transforma no que segue…
A principal inspiração deste blog é uma escrevinhadora divertidíssima que já está na estrada há muito tempo, a Fal. Seu blogroll enorme e um livro de visitas recheado de comentários, uma rede virtual de fazer gosto me trouxeram a este blog. Através dela conheci a Zel, divertida e deliciosa, e muitos outros blogs que estão aí do lado.
A queridíssima Patrícia Kalil, com suas esporádicas Reviravoltas vem junto comigo de outras ondas. Através dela veio a Ana Carmen, mais uma jornalista, cujo blog faz tudo o que deve, tranqüila e consistentemente. Bem desenhado, dentro dos padrões W3C, é uma lição de know-how (e lá você encontra o livro que ela escreveu sobre o assunto, o Conquiste a Rede).
Das listas de discussão vieram a Ceila Santos, tão multitarefa como eu; a Lucia Malla, minha xará querida; e Cris Dissat, que já inspirou muitos posts aqui. Ah, last but not least, madame Nospheratt, a esfinge de Montevidéu, blogueira maravilhosa, sensível, atuante.
A Ana Castilhos, do Mukifu Chic, com seus adesivos e invenções lindas; e a Denize “La Reina Madre” (que está com bazar hoje e amanhã no Bardot, aqui em Sampa) entram no quesito mulheres empreendedoras que usam blogs para mostrar e vender suas produções.
A Marla, do Doida de Marluquices, entrou na lista através de quem? Será que foi a Fal? Juro que não lembro… Vale pelos textos lindos (como os da Gabriela), fundos, que vêm cheios de poesia.
Nesta lista também entrariam as duas mulheres lindas que me convocaram, companheiras, junto com Ceila e tantas outras mulheres no Desabafo de Mãe, lugar de mulheres (e homens, por que não?) compartilharem conhecimentos, opiniões e cultura.