Brasileiro é um bicho esquisito: adora carro novo. Tanto que, na hora da crise, os primeiros setores socorridos pelo governo foram a indústria automobilística e de construção civil. Apartamento novo, inclusive, vale muito mais do que um antigão, com muito mais espaço. Mercado é mercado, a gente não discute. Mapeia e se adapta. E o assunto deste post curtinho é outro.
O Ibama colocou no ar, recentemente, uma ferramenta que calcula as emissões dos veículos produzidos no Brasil. Batizado de Nota Verde, por enquanto só vale para os carros fabricados em 2008 (fail?) e permite saber as notas para um determinado veículo e também fazer comparações.
Eu testei com o Honda NewFit, que ganhou nota 9,1 na versão mais eficiente, manual – o automático emite um pouco mais. Aliás, o sistema também é bacana para escolher o que emite menos CO2.
P.S.: não é por isso que eu vou deixar de advogar contra os carros e contra o reinado do deus “trânsito”. Podem tirar o cavalinho da chuva. Carro é pra usar em caso de última necessidade, vamos combinar. Usem suas pernocas e o transporte coletivo – público e/ou privado, como agora está na moda em S. Paulo – para que o mundo seja um lugar mais humano e habitável.