Já há alguns anos, eu uso um extensão para o Firefox chamada ScreenGrab! Este pequeno pedaço de código é uma das coisas mais ecológicas (e práticas) instaladas em meu computador. Além de me salvar dos PrintScreen>abrir qualquer programa gráfico> novo documento>colar> salvar (o que, em computadores um pouco mais defasados pode ser uma tortura psicológica), o Screengrab tem sido o meu recurso para salvar, direto em PNG (imagem) todos os comprovantes de pagamento de impostos.
Se vocês não sabem, um mini-micro-empresário que presta serviços como eu, recolhe no mínimo 4 tipos de impostos todo mês: ISS (Prefeitura), Cofins e PIS (Governo Federal) mais o acerto 4 vezes por ano do IR… Isso significa que no ano, somos obrigados – sim, temos que arquivar todos os comprovantes por 5 anos –a imprimir no mínimo 40 comprovantes de pagamento.
Pois bem. Desde outubro do ano passado eu parei de imprimir. Ponto. Todos os comprovantes são salvos com o Screengrab, guardados numa pasta do HD e faço uma cópia de segurança num pen-drive especialmente selecionado para tanto. Ao final de um ano fiscal, todos os arquivos serão transferidos para mídia física, novo pen-drive providenciado e começamos tudo de novo.
Eu posso até, em caso de paranóia total e absoluta, guardar estes documentos como imagens privadas em lugares como Flickr ou PicasaWeb… Não, eu não sou tão paranóica assim. Mas que eu sinto um bem-estar gigantesco em deixar a impressora absolutamente desligada e desconectada do meu computador, ah, eu sinto.