Navegue
05
fev
2009

Sampa 455: demolindo a sua história

Casa Barão da Bocaina, foto de Gabriel, no Forum PreservaSP

O aviso veio do Carlos Eugênio, meu querido vizinho do sexto andar, homem cultíssimo e muito educado: vão demolir a Casa do Barão da Bocaina, construída em 1911. O imóvel fica na esquina da Alameda Santos com a Rua Padre João Manoel, ao lado do Conjunto Nacional… é linda, linda. Diz o Carlos:

A casa está como no dia da inauguração, com todos os móveis, prataria, cristais, telas (a menos que a família Vicente de Azevedo já tenha tirado tudo…).

Já pensou que belo centro cultural aquilo daria?  Tipo assim: a memória de nosso bairro vista através de uma casa senhorial…

O Milton Jung já escreveu no blog – onde vocês também encontram o link para a entrevista com a presidente da Samorcc, por acaso irmã prima distante do meu vizinho. O Nova Urbis também conta a história através da matéria publicada no Estadão. Carta Capital também tem lá sua cota de participação na divulgação do crime.

Enquanto os pedidos de tombamento junto ao CONRESP e CONDEPHAAT não forem apreciados, a decisão da família de colocar este “ninho verde” abaixo se mantém.
No fórum do Preserva S. Paulo, o assunto também está no ar, com fotos e tudo (uma delas, do Gabriel, utilizada aqui).
Se você mora em Sampa e tem amor pela história, eu faço o convite:
Sábado, dia 7, às 11h, vamos fazer um abraço simbólico e tomar posse de nossa história.
Sintam-se à vontade para divulgar em seus blogs ou através de seus e-mails. Vamos preservar não só história, mas um jardim lindo, lindo – e um tanto de sombra para os pedestres, que anda em falta nesta cidade.

Postado por:
Categorias:
Brasil

Procurar

Canais

Novidades por e-mail

Se quiser receber as atualizações por e-mail, deixe seu endereço aí embaixo...

@lufreitas

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons — Tema LadybugBrasil desenvolvido por André Bets e Fabio Lobo