Navegue
06
out
2008

Metrópole sustentável: um curso rápido

Às segundas, começando amanhã, das 20h às 22h, o Universo do Conhecimento promove uma discussão dirigida a arquitetos, urbanistas ou simplesmente cidadãos comprometidos com a cidade: Metrópole Sustentável, Paradoxo ou Possibilidade.

O curso pretende explorar os aspectos da atual busca de um novo paradigma para a relação Arquitetura-Natureza, com enfoque nas grandes metrópoles contemporâneas e os desafios que representam. A agenda ambiental é uma agenda ética, referenciada à raiz grega ethos, que significa noção de comunidade e excelência. Vivemos em ilhas de bem estar com uma qualidade de vida nunca antes atingida na história. Mais de 2/3 dos países do mundo não têm significado no mercado global e são totalmente dependentes. As grandes metrópoles refletem esta realidade. Quais são os componentes das cidades e como são combinados? Por não existirem em um vácuo ideológico, eles demonstram um contexto, real ou ideal.

O professor e guia na jornada será Rodrigo Mindlin Loeb, arquiteto e urbanista (FAU-USP), mestrado em Energia e Meio Ambiente (Architectural Association Graduate School), professor de projeto da Faculdade Belas Artes e da Escola da Cidade, professor de urbanismo na Escola da Cidade.
Entre seus projetos institucionais estão: o projeto do novo edifício sede do projeto Brasiliana|USP – IEB (Instituto de Estudos Brasileiros) e Fundação Guita e José Mindlin no campus da Universidade de São Paulo, Brasil com o arquiteto Eduardo de Almeida; o projeto da nova Embaixada da República Islâmica do Irã em Brasília, com projeto conceitual elaborado pelo arquiteto iraniano Bahram Shirdel; colaborou no Projeto de Gestão Ambiental da Ilha do Livramento, Alcântara, Maranhão.


Serviço:

Universo do Conhecimento: al. Ministro Rocha Azevedo, 419, Jardins
Datas: 6, 13, 20 e 27 de outubro, das 20h às 22h
Preço: 200 reais em 2 vezes
Informações: 11-3061-6491

Postado por:
Categorias:
ecologia, Rede Ecoblogs

Procurar

Canais

Novidades por e-mail

Se quiser receber as atualizações por e-mail, deixe seu endereço aí embaixo...

@lufreitas

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons — Tema LadybugBrasil desenvolvido por André Bets e Fabio Lobo