Navegue
25
set
2008

Cuide da sua saúde, internauta

Eu adoro ficar na internet, escrever e navegar, navegar, navegar. Na prática isso significa horas e horas a fio sentada, olho vivo na tela, esquecida de mim (e gargalhando, em geral). Quando esteve aqui, a Nospheratt falou de um programa, o HealthKeeper, que ajuda a ganhar consciência do tempo e driblar os (maus) efeitos deste hábito: dores nas costas e olhos cansados.

Anteontem, finalmente instalei o bichinho. A cruz branca na bolinha verde já está na barra de inicialização, bem direitinho. O primeiro dia foi estranho. Imagine estar no meio de um papo importante e aparecer um aviso “olhe para um objeto distante por 20 segundos”… Agora não, né, José. O aviso se repete a cada 15 minutos. E lá pelos 45 minutos, lá vem a janelinha: está na hora de parar. Tá, você pode negociar mais 5 minutos se estiver no meio de uma tarefa importante. Um post, por exemplo. Mas depois não tem extended play, o bicho desliga o monitor (se você assim o desejar) e te manda sair de perto do computador…

Apesar de já ter ficado muito aborrecida com a janelinha de 10 segundos para desligar – sim, eu configurei o bicho para desligar o monitor, senão eu não saio mesmo – o resultado, nestes poucos dois dias de uso é excelente. A ponto de achar que é o fim da picada escritórios que se levam a sério não instalarem o programa nos computadores como padrão

Explico o porquê desta opinião radicalóide:

  • minha produtividade aumentou, porque eu tenho plena noção do tempo.
  • minha casa está em ordem e arrumadinha (sim, estou usando as pausas para fazer as tarefas que sempre deixo de lado, tipo lavar louça/limpar banheiros dos gatos)
  • as plantas agradecem (colocar água é uma outra ótima alternativa)
  • aproveito para dar uma esticada, me levantar, me mexer.
  • quando volto para o PC tô pronta para mais um período de produção. Fresquinha, como se tivesse tomado um banho.
  • detalhe: programa gratuito…

Sim, meros cinco minutos de pausa a cada 50 minutos estão fazendo toda diferença do planeta. E, melhor, se eu saio do computador – ou porque estava ao telefone numa entrevista ou por qualquer outro motivo – ele não conta o tempo…

Apesar dos pesares, o HealthKeeper vai continuar aqui. E recomendo o uso a todos os blogueiros, programadores e usuários compulsivos. Só existe um detalhe chato: este programa só tem versão para PC…

Foto: red light do flickr de Benimoto

Postado por:
Categorias:
tecnologia

Procurar

Canais

Novidades por e-mail

Se quiser receber as atualizações por e-mail, deixe seu endereço aí embaixo...

@lufreitas

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons — Tema LadybugBrasil desenvolvido por André Bets e Fabio Lobo