Navegue
20
out
2010

10 dicas sobre a sua presença nas redes afora

What We Want, de  Piyapat Ch.  em CCfoto: What We Want, de  Piyapat Ch.  em CC

Eu tenho um grande amigo, o Steve, que adora tecnologia, sabe muita coisa de equipamento e eu sempre compartilho com ele os meus achados aqui da internets. A troca sempre vira conversa de horas e horas a fio e, outro dia, em meio a um destes falatórios sem fim, nasceu este post. A história é a seguinte: temos blogs, mil redes sociais – profissionais, de fotos, de relacionamento, de música, de perguntas – e uma compulsão a “estar lá” e contar o que vivemos. Na compulsão do contato com os “amigos”, muitas vezes nos esquecemos dos limites entre público e privado. Pior: quem está chegando ao universo digital não percebe que o que cai na rede fica lá e tem efeitos permanentes. Vejo isso o tempo todo, em cada um dos cantos em que passo o dia. Por isso, vejo a necessidade de escrever este artigo não só sobre perfis, mas sobre o conteúdo que você publica.

Primeiro: educação básica

Regra de ouro, mãe de todas: comporte-se na internet como você se comportaria fora dela – com educação, respeito e atenção aos sentimentos alheios.

Regra de ouro 2, pai de todas: o português será perfeito. Sempre.

Regra de ouro 3: sempre que alguém falar com você, responda!

Nos emails
– use todos os canais onde você/sua empresa está nas assinaturas. É um ótimo jeito de espalhar sua marca por aí.

– colocar um aviso de privacidade, como o meu: “Esta informação, por princípio, é pessoal e intransferível. Pergunte se este e-mail pode ser publicado, citado, traduzido ou aludido“, é recomendado. Lembre: quanto menor, melhor. De quê adianta colocar um aviso legal GIGANTE embaixo do e-mail?

Em vez de ditar regras inúteis para cada uma das centenas de redes sociais que estão por aí, uma listinha de coisas que faço/fiz e garantiram sucesso:

  1. Foto: eu costumo sempre usar a mesma foto em meus perfis. Não mostra muito o meu rosto, é bonita e todo mundo já sabe: é a lufreitas.
  2. Nick: todo mundo sabe que eu sou lufreitas. Outros amigos meus fazem a mesma coisa: o mesmo apelido em todo canto. Mais claro impossível – você cria a sua própria marca.
  3. Bio/apresentação: curta, sem muitos detalhes ou gracinhas, diz porquê estou aqui. A exceção é o sobre nos blogs, que exige mais texto.
  4. Informações pessoais: poucas, poucas, poucas. Não conto número de telefone, endereço ou e-mail em perfis públicos. Afinal, o que mais existe na rede é robô capturando estas informações.
  5. Fotos: as filhas/filhos de meus amigos sempre são protegidos ao máximo; fotos indiscretas não vão para a rede; informação, tags e títulos (quase) sempre explicam o que é, quando aconteceu, onde. Sim, eu sou jornalista.
  6. Silêncio é ouro: não digo, muitas vezes, qual é o santo, só conto o milagre. Com isso evito constrangimentos para mim e para pessoas ou empresas com quem posso vir a trabalhar. Até hoje isso garantiu a ausência de processos – embora eu até goste de uma boa briga, odeio a justiça brasileira com todas as forças.
  7. Sigilo vale ouro: não escreva nada que possa revelar ou comprometer. Para estes casos, prefira o telefone ou o Skype (tá, o outro pode gravar, mas você vai contar o segredo para quem é de confiança, né?). A mesma regra vale para SMS.
  8. Dar acesso aos seus contatos: a maior falha que vejo muitos de meus contatos cometerem. Eles entram na rede social e deixam que o sistema consulte os seus e-mails. Não, não e não!!! Entrou na rede? Vá com calma e adicione aos poucos quem VOCÊ CONHECE! É um inferno esta mania de adicionar quem quer que seja indiscriminadamente. Sem contar que vira spam com uma freqüência nada desejável.
  9. Cuidado com aplicativos: todo cuidado é pouco. Publicar tudo o que você diz no Twitter, por exemplo, no LinkedIn, não é sábio. Filtre informação. Não conte tudo o que descobre em todas as redes onde está – escolha! Quem vai se interessar por isso? Quais amigos gostariam de saber disso? Lembre: as diferenças é que fazem a graça da vida.
  10. Não transmita imediatamente tudo o que você recebe. RT, FWD e curtir indiscriminadamente são atitudes de quem não tem personalidade. E aí, você vai mandar tudo o que te mandam para todos os seus amigos? Separe, confira, liste, agrupe. Todas as redes permitem que você faça isso. Invista tempo nestas atividades e a sua comunicação vai melhorar muito.
Postado por:
Categorias:
web/blogosfera

Procurar

Canais

Novidades por e-mail

Se quiser receber as atualizações por e-mail, deixe seu endereço aí embaixo...

@lufreitas

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons — Tema LadybugBrasil desenvolvido por André Bets e Fabio Lobo