A organização tinha pedido segredo, então eu fiquei traduzindo palestras do TED Talks como uma doida nas últimas madrugadas e não contei nada para vocês.
Hoje, o Chris Anderson, curador do projeto, mandou um e-mail para todos, onde contou a novidade (já está no blog do TED). A ótima notícia: as idéias que valem à pena espalhar (slogan do TED) agora poderão chegar aos mais de 4,5 bilhão de pessoas que não falam ou entendem inglês. Graças a uma parceira iluminada com o DotSub, o TED poderá ter todas as palestras traduzidas para mais de 40 línguas.
Eu tenho um orgulho danado – e um prazer gigante – em traduzir as palestras. Primeiro, porque depois que a gente termina elas são revisadas por outra pessoa – o que garante correções, como no caso da minha tradução da última palestra do Al Gore. Que ainda não está no ar, porque a gente ainda tá acertando – será o próximo post, podem ficar tranqüilos.
Primeira coisa boa: na página inicial do TED, logo à esquerda, eles colocaram um Box para você encontrar as palestras na sua língua nativa. Segundo: a galera entrou de cabeça. Neste instante, segundo o painel de tradução, há 32 traduções para o Espanhol, 20 para o Português, 19 para o Italiano, 18 para Hebraico e 17 para o Alemão. A gente, na comunidade, vai ter que ralar. Tem material para caramba lá… são milhares de palestras, que agora podem ser traduzidas – e transcritas, por absolutamente todo mundo. Para se tornar um tradutor, basta se cadastrar no site (eu já tinha feito isso há muito tempo) e ter uma conta no DotSub. Você associa as duas contas e usa o sistema do DotSub para fazer o seu trabalho.
Detalhe sórdido: sim, é colaborativo. Não, a gente não ganha dinheiro com isso. Ganha experiência, aprende mil coisas –e, pra completar, ainda conhece gente no mundo inteiro. É o tipo de coisa que eu mais gosto na internet: saber, saber, saber. Só para chegar à conclusão que não sei nada. E no meio do caminho eu quero ter um milhão de amigos.
Se você sabe um tantinho de inglês, tem um tempinho e também gosta de usar bem seu tempo, participe. A satisfação é garantida.
Update: Céus! só agora eu vi! (e estava no e-mail do Chris). Quando vocês entrarem nas palestras, do lado direito tem um link vermelho – ainda em inglês – “interactive transcript”. Clicando lá, você tem a transcrição completa da palestra. Sensacional!!!
Imagem: TED Blog