Navegue
13
nov
2008

Chamada para a blogagem política II: Não ao vigilantismo

seloblogagempolitica
Dia 15 de novembro, sábado, comemoramos a Proclamação da República. Então é o seguinte: hora de livre expressão, de falar a favor de nossa privacidade e contra o vigilantismo que está à solta no Planalto Central. Sim, porque não é só UM projeto de lei. São vários…

Então a gente resolveu que o melhor jeito é produzir conteúdo. Blogagem coletiva neles. A convocação como sempre é do Caribé. Com a palavra, d. João:

O problema do vigilantismo transcende o projeto de cibercrimes, no Brasil dezenas de outros projetos pró-vigilantismo tramitam no Congresso e no Senado. São os inuteis projetos contra o SPAM, ou os projetos para acabar com as Lan Houses (com as multas que ele estão previstas no projeto, não vai sobrar nenhuma), e outros projetos oriundos de cabeças antiquadas e conservadoras.

A argumentação totalitária vem sempre revestida das melhores intenções: para combater o terrorismo, para combater a pedofilia, para proteger os direitos autorais, ou para beneficiar os bancos como ocorre no Brasil.

Obviamente que as intenções são outras, a indústria cultural esta propondo praticamente em segredo o ACTA, no Brasil os bancos querem se livrar do ônus dos cibercrimes, mesmo sabendo que mais da metade dos cibecrimes não usam a internet e que grande parte deles acontece dentro das instituições bancárias. Se encontraram 50 mil perfis de pedófilos no Orkut, e até o momento não chegam a 30 mil suspeitos, ainda assim estamos falando de 0,01% da população da rede social. O quê justifica tamanha gana do Ministério Público?

Na verdade, segundo Castells, os governos querem controlar o que fazemos, o que pensamos, querem controlar nossos cerebros. A midia de massa paulatinamente vem perdendo este papel, ela já não consegue regurgitar as verdades que habitarão nossas mentes, estamos ficando mais críticos, estamos ouvindo uma diversidade de opiniões e tirando nossas proprias conclusões, mas isto sim de fato é um grande perigo para qualquer regime totalitário.

Por estas e por outras que você deve mostrar que tem opinião própria, e mesmo que não seja igual a nossa, mas deve publicar no dia 15 de novembro um post contra o vigilantismo, contra o totalitarismo e a favor da liberdade e privacidade, a favor da neutralidade da internet e da união dos povos.

É muito importante a sua colaboração, pois o projeto corre o risco de ser votado na semana seguinte, e não esqueça de colocar um link para a petição contra o projeto que ja conta com 120 mil assinaturas.

Postado por:
Categorias:
Brasil

Procurar

Canais

Novidades por e-mail

Se quiser receber as atualizações por e-mail, deixe seu endereço aí embaixo...

@lufreitas

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons — Tema LadybugBrasil desenvolvido por André Bets e Fabio Lobo