foto afanada do site oficial
Sou verdinha e fumo – ninguém é perfeito. E nas ruas desprovidas de lixeira ou cinzeiros, me vejo colocando bitucas nos bolsos (quando existem) ou bolsas. Afinal, lugar de lixo é no lixo… Depois da caça à fumaça aqui em S. Paulo, as condições de nossas sarjetas, calçadas e canteiros ficou uma calamidade. Não que fosse muito diferente antes.
Tudo isso explica porque eu dei pulinhos na cadeira quando encontrei o Bota Bituca. Resultado do amor ao planeta da ONG Recicleiros (cuidado, site com pop-up), feito em PET reciclado, o Bota Bituca só está à venda em alguns poucos lugares de São Paulo, capital. A idéia é genial: um tubinho de ensaio com tampa. Dá para jogar o cigarro aceso lá dentro (quando você tampa, ele apaga) e armazenar sem maiores dramas até chegar a um lixo de confiança. Adorei!
Detalhe sórdido: mesmo com toda a campanha, através do site da Abifumo, descobri que o mercado formal brasileiro produziu em 2009 mais de 98 bilhões de cigarros. Isso porque, nos últimos anos tem crescido muito o contrabando. As notícias dos jornais, ano passado falam em 45% de contrabando além disso… Haja bituca!
Via @conceitoeco