Vocês lembram que há muito tempo atrás (hehehehe, nem tanto) a Joaninha teve a honra de estrear o uso do Twitter no Roda Viva? Então, habemus novidades.
No programa de hoje, com o luxuoso, maravilhoso e sensacional Wagner Moura, em caráter absolutamente experimental, o Núcleo de Mídias Digitais vai publicar vídeos exclusivos do arquivo da TV Cultura, fotos, textos e produzir entrevistas com os jornalistas convidados. E quem quiser participar e contribuir com o debate será muito bem-vindo. Pelo bate-papo ou twitter envie perguntas, comentários e sugestões.
A iniciativa dá prosseguimento a estratégia da Fundação Padre Anchieta em explorar novas linguagens, formatos e recursos ao integrar rádio, TV e internet usando seu ambiente de colaboração na internet, o RadarCultura. O projeto começou na Rádio Cultura Brasil (antiga Cultura AM – 1200 khZ) com a produção do programa Radar Cultura e agora chega a televisão com a cobertura participativa do Roda Viva, ainda em caráter experimental.
Entram na roda, além do Twitter, Mogulus (trasmissão de vídeo), Cover it Live (bate-papo multimídia), Flickr (armazenamento e compartilhamento de fotos), You Tube (armazanemento e compartilhamento de vídeos).
No programa de hoje à noite estarão presentes os jornalistas Cristina Padiglione, editora do suplemento de TV do jornal O Estado de S.Paulo; Mônica Bergamo, colunista do jornal Folha de S. Paulo; Nina Lemos, repórter especial da revista TPM; e Luís Antônio Giron, editor de cultura da revista Época.
Lá em cima, pelo lado “Twitter” de rodavivear, @fugita do Techbits; a estudante de Rádio de TV Larissa Menon, do Cinezine; e Verônica Mambrini, do site Digestivo Cultural.
Também estará na arena o fotórgrafo Paulo Fehlauer, especialmente para registrar os bastidores. As fotos produzidas por ele serão publicadas no Flickr durante a transmissão. Mais uma experiência. Dando certo, abriremos inscrições para fotógrafos amadores ou profissionais participarem.
O pessoal do Núcleo de Novas Mídias da Cultura está de parabéns. Fica aqui a crítica: onde já se viu não contar para todo mundo os links dos blogs dos twitteiros? Tsc, tsc, tsc…
Imagem: Twitter Brasil