03
maio
2010
7 coisas que sinto falta na “blogosfera”
foto: Tim Caynes, CC
A Zel está à beira de completar 10 anos de blog. Por conta da data alheia – e, confesso, de uma entrevista que dei esta semana – percebi o tanto que tudo mudou nestes quase quatro anos de Ladybug Brasil. Apesar de saber muito bem que o mundo é feito exatamente disso, parece que foi muito em muito pouco tempo. E no trabalho com a Conectiva, seja nas consultorias como na produção de conteúdo, eu percebo muito bem esta mudança.
Adoro mudanças, elas são boas. Ao mesmo tempo, não custa nada a gente parar e fazer um balanço de tempos em tempos. Eu já estava aqui com algumas questões e, para completar, dei de cara com um ótimo post da Lígia Dutra (ou UpaLupa, como preferirem) e aí resolvi escrever mesmo. E vou falar das coisas que eu sinto falta. Saudades. Coisas que vivi nestes alguns anos de estrada digital e que foram boas, muito boas, e esquentam o coração.
- Sinto falta de blogueiros que colocam LINKS em coisas bacanas que encontram. Exemplo sórdido? Encontrei três blogs falando de um tal EGO (Guarda-roupa Ecológico Organizado), inventado na Itália. Idéia sensacional e tal, todo mundo com um texto muito, muito, muito parecido. E todos sem a corrente que nos une e leva o leitor ao caminho: o link!
- Pior que não colocar link para o nosso achado é identificar blogueiros pelas suas @s do twitter. Usura não! era pro Kibe Louco (não ganha link porque não dá), galera, e rolou em 2008! Vamos linkar direitinho os posts, mandar nossos leitores passearem bastante. Para conteúdo bom, todo mundo volta. E se não voltar, temos aí um planeta para conquistar.
- Uso de copyright/ Creative Commons – isso é escolha pessoal e intransferível. A não ser que você decida liberar geral e soltar tudo o que produz com copyleft (abrir mão dos seus direitos) o autor é você. Eu estou aqui com artigo no forno sobre o assunto, o que me espanta é ver os absurdos por aí. Já vi rodapés com copyright e Creative Commons ao mesmo tempo (qual dos dois, esquizóide?). Além disso, desrespeito é mato. Vamos respeitar licenças, dar crédito de fotos direitinho, ler os termos de uso de serviço? Afinal, estamos todos no mesmo barco.
- A discussão morreu. Andamos a conversar muito no twitter, com seguidores e não seguidores, rastreando tags, mas os grupos estão mornos (com poucas exceções), os mais experientes estão nas agências e não dão conta de compartilhar nada – quanto mais parar e falar o que é preciso nos comentários. Os grupos de discussão, que sempre foram o nosso jeito de conversar, fazer jabá, bater boca e marcar encontros, morreram? E agora, onde vamos conversar?
- Hoje tive que visitar centenas de blogs aos quais não ia há muito tempo. Dá muita tristeza ver blogueiros que respeito que não blogam há mais de seis meses – e agora não vou citar nomes. A maioria está, sim, nas tais agências de mídia social. Mas não justifica, porque tem um monte de blogueiro por aí com emprego de dia e mantendo o blog vivo. Cadê o gás? Não importa se você fica 15 dias, meses até, sem blogar. Pelo amor, deixa lá um aviso que está enrolado(a) e já volta. Ou seja leal com o seu leitor e mate logo seu jardim.
- Ok, não é todo dia que a gente tem nas mãos o melhor assunto, a entrevista mais desejada, o post mais polêmico. Mas qualidade é tudo, sempre. E isso anda em falta (volte ao começo dos tópicos listados e veja como os posts são mesmo parecidíssimos). Tem gente que vai pra agência e só fala dos clientes (cancelo assinatura na segunda semana, que eu não estou aqui pra ler só publieditorial). Tem outros que só publicam o release – nenhum comentário, nada especial. E o português continua a ser estraçalhado, ao vivo e a cores, com registro eterno em bits. Fala sério, pra isso a gente já tem grande imprensa – que pelo menos realmente se dão o trabalho de escrever o texto, produzir foto, entrevistar, etc…
- Para fechar (desabafo total). Eu sinto falta dos nossos nerds on beer nas suas diversas versões regionais. Panelamos? Ou será que estamos tão perto que não nos encontramos mais?
- Postado por:
- Lucia Freitas
- Categorias:
- Brasil, web/blogosfera