Navegue
04
fev
2008

Zonas úmidas: conserve!

whereisit?Ontem rolou blogagem coletiva pelo Dia Mundial das Zonas Úmidas, coordenação do Faça a Sua Parte. Joaninha atrasa, mas não falta. E também fica vermelha de vergonha ao ler o post da dra. Lucia Malla, bióloga, blogueira e maravilhosa.

Fui ler um pouquinho sobre o que são Zonas Úmidas

Segundo a Convenção de Ramsar, é considerada zona úmida toda extensão de pântanos, charcos e turfas, ou superfícies cobertas de água, de regime natural ou artificial, permanentes ou temporárias, com água parada ou corrente, doce, salobra ou salgada. As áreas marinhas também são consideradas zonas úmidas, contanto que a profundidade da maré baixa não exceda a seis metros. Também foi estabelecido que essas Zonas Úmidas podem compreender as regiões ribeirinhas ou costeiras adjacentes, assim como as ilhas ou extensões de áreas marinhas de uma profundidade superior aos seis metros em maré baixa. Como resultado destas determinações, a cobertura da Convenção se estende a uma ampla variedade de ecossistemas aquáticos, incluindo rios, zonas costeiras/marinhas e zonas úmidas artificiais, tais como lagoas, açudes e represa.

Lembrei dos mangues. Mas eles parecem não ser wetlands (e também estão ameaçados)… Da aula da dona Lucia, a Malla:

A principal característica das wetlands é o óbvio: a umidade natural, em períodos do ano ou próxima ao solo no ano inteiro. São locais onde ecossistemas terrestres se encontram e se permeiam com ecossistemas aquáticos, ou seja são regiões “de fronteira” ecológica. Só que diferente da separação que o termo fronteira sugere, o wetland se torna um misto dos dois mundos, e os seres vivos que lá se estabelecem precisam se adaptar à constância da água ao derredor, ao regime de marés e/ou chuvas que trazem a intensa umidade ao ambiente. A biodiversidade nessas áreas é, como consequência, gigantesca.

Acho que vou parar por aqui. Cuidar das wetlands (as zonas úmidas) é dever de todos. Como nosso querido país assina o tratado é, portanto, nosso dever. Cumpra o seu e o mundo ficará, com certeza, mais feliz.

Postado por:
Categorias:
web/blogosfera

Procurar

Canais

Novidades por e-mail

Se quiser receber as atualizações por e-mail, deixe seu endereço aí embaixo...

@lufreitas

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons — Tema LadybugBrasil desenvolvido por André Bets e Fabio Lobo