Navegue
07
dez
2011

Sucesso com lavanderia ecológica

green apple cleaners

Achei no Beco com Saída um assunto muito interessante: uma lavanderia ecológica que anda fazendo sucesso lá em NY, NY. A Green Apple Cleaners usa dióxido de carbono, o velho e bom CO2, para lavar as roupas de seus clientes.

Instalada em Newark, a empresa não usa uma gota de água para lavar a roupa – que entrega lavada e passada, como toda boa lavanderia. Tudo começou em 2002, quando a mulher de David Kistner engravidou – e eles descobriram que os produtos de lavanderia são tóxicos.

Quando não encontrou nenhum serviço como queria, criou a sua. A máquina de lavar a gás custou US$ 150 mil e eles não estão sem serviço. As roupas chegam, são vistoriadas, separadas e recebem uma etiqueta com chip. “Basta verificar no computador, e ele mostra o tipo de tecido, se já foi lavada aqui e se tem alguma mancha”, diz Chris Skelley, sócio do negócio.

Depois, as peças são colocadas na máquina de lavar. O equipamento é alimentado com um cilindro de dióxido de carbono. O empresário explica que lá dentro, o gás, submetido à alta pressão, vira líquido, penetra no tecido e limpa por completo. A pressão interna diminui, o CO2 volta ao estado gasoso e seca a roupa. Essa mudança deixa a temperatura próxima de zero. O processo todo leva meia hora.

A roupa lavada custa 20% mais caro que no mercado. O motivo é o preço da máquina a gás, quase três vezes mais que uma lavadora tradicional. A vantagem é que as roupas não ficam com resíduos tóxicos. Toda a sujeira é retida em um filtro e tratada antes de ser descartada.

O negócio é um filão gigantesco. A empresa oferece produtos naturais para lavar roupas, faz consultoria, tem loja e oferece seus serviços online, claro.

Um dia destes a novidade chega aqui no Brasil – enquanto isso, aprenda a fazer sabão com óleo de cozinha usado e seja feliz.

Postado por:
Categorias:
ecologia

Procurar

Canais

Novidades por e-mail

Se quiser receber as atualizações por e-mail, deixe seu endereço aí embaixo...

@lufreitas

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons — Tema LadybugBrasil desenvolvido por André Bets e Fabio Lobo