Navegue
08
maio
2008

SP: Água vai pro lixo sem dó!

Eu não conheço a Fernanda Coronado pessoalmente. Gostei da re-apresentação que ela fez de si quando voltou ao radinho, há algum tempo atrás. Hoje, ela compartilhou uma história que fala tudo sobre a atitude das pessoas, coletivos e “empresas” lá na lista.

Há algumas semanas, tenho sofrido com o barulho de uma Lavadora de Pressão WAP do prédio atras do meu. Moro no segundo andar e minha varanda é de frente pro fundo desse prédio. O responsável pela limpeza liga todos os dias a wap – às vezes umas 10hs, às vezes as 13hs e fica até as 16h/17hs.
Hoje então eu contei o tempo…foram 5 horas com ela ligada.

Pedi para desligarem, pois o barulho é audivel pelas pessoas que me ligam, pelos meus clientes. Sem contar que chega um momento que o barulho já fica martelando na cabeça. O zelador/porteiro se negou a me fornecer um contato do síndico ou responsável, alegando que no horário era permitido.

Sem alternativa, apelei pro 190. O policiais foram até lá e pediram pros funcionários me passarem os contatos do síndico. Um deles ainda avisou que a norma para barulho não é so das 22hs as 7 da manhã. Vale para qualquer barulho contínuo acima de 50 decibéis em bairros residenciais. Claro que assim que eles viraram as costas, a Wap foi religada.
A situação, no entanto, é muito pior: A Wap do predio gasta 600 litros de agua por hora!!!!! Liguei na Sabesp e pedi informações sobre o desperdício do “Ouro Liquido”. A moça pediu o endereço e consultou o consumo de água. Em poucos segundos ela respondeu: Nossa!
E ai me explicou: “Eles consomem 2000 m3 de água por mês. Eles precisam receber uma notificação urgentemente sobre desperdício e reduzir radicalmente o consumo”. Para completar, ela avisou: é importante este tipo de vigilância.

A Fê fez uma verdadeira maratona hoje. Contato com o prédio, PSIU (não funciona), Polícia, Sabesp. E aproveitou pra fazer uma conta rápida. No seu prédio (13 andares, com 4 ap’s/andar) são consumidos 339 m3/mês, ao custo de R$ 1.218,14. No vizinho de trás? (12 andares, 4 ap’s/andar) 2.000 m3… cerca de R$ 4.000,00/mês. Eles gastam, nas contas da Fernanda, a mesma coisa que o prédio dela só com a WAP.

Servição da dona Joaninha:
Sabesp:
195 : Para emergências, como falta d’água, vazamentos e esgoto entupido. Funciona 24 horas todos os dias.
0800-0119911 (somente para RMSP)
(ligação gratuita) – Para informações sobre contas, solicitação de segunda via (em caso de perda ou não recebimento), pedidos de serviços, endereços, telefones úteis e folhetos explicativos.
Horário de funcionamento:
segunda à sexta-feira: das 7 às 21 horas
sábado: das 8 às 17 horas
domingo : das 10 às 16 horas

Interior e Litoral
Para solicitar serviços emergenciais ou comerciais, o usuário deve ligar para o 195 ou contatar a agência de atendimento do município. O número do telefone aparece na conta de água enviada mensalmente pela Sabesp.

A Fernanda me passou um link superhiperextrabacana com boas informações sobre o assunto: Ama Natureza.
Para reclamar de poluição recorra à CETESB: Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental
0800-113560.

Postado por:
Categorias:
ecologia, Rede Ecoblogs

Procurar

Canais

Novidades por e-mail

Se quiser receber as atualizações por e-mail, deixe seu endereço aí embaixo...

@lufreitas

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons — Tema LadybugBrasil desenvolvido por André Bets e Fabio Lobo