Navegue
19
nov
2008

Consumo Consciente: Tekoha

Tekoha: PaquetáNem é por conta do Natal. Eu encantei quando encontrei a Tekoha. Nem tanto pelos produtos – muitos deles encantadores, sim – e mais pela história. A Tekoha é uma loja on-line com produtos que reúnem várias qualidades: são feitos em comunidades, promovem o comércio justo e têm personalidade.

Então além de encontrar o lindo conjunto de brincos e colar que ilustram este post, você sabe de onde vieram. A Comunidade Paquetá, que os produz, está em um bairro de Santos. Fica numa das áreas mais antigas do Porto de Santos, cerca de 1 km a leste do Centro. É considerada uma das regiões mais degradadas da cidade, marcada pela presença de vários casarões antigos transformados em cortiços, e de uma conhecida área de prostituição. Existem ali também diversos armazéns, muitos deles antigos e abandonados.
Nesta comunidade, as mulheres são chefes em 51% das famílias e o grupo Raízes Corticeiras produz estas peças em chita desenvolvidas graças a uma parceria com o Instituto Elos. Além de aumentarem a sua renda, elas ganham auto-estima.

Histórias como esta vão se repetindo pelo site. Melhor: o sistema da loja está inteirinho integrado com o PagSeguro. Resultado? Segurança, parcelamento, pagamento por transferência bancária, boleto ou cartão, como desejar. É um bom ganha-ganha feliz. Histórias como estas, confesso, esquentam meu coração.

Postado por:
Categorias:
Rede Ecoblogs

Procurar

Canais

Novidades por e-mail

Se quiser receber as atualizações por e-mail, deixe seu endereço aí embaixo...

@lufreitas

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons — Tema LadybugBrasil desenvolvido por André Bets e Fabio Lobo