Navegue
26
jul
2009

Comunicação com blogs

Imagem: Fail Road, por fireflythegreat no Flickr

Para quem não sabe, eu tenho uma longa carreira como jornalista, em que já fiz de tudo: rádio, TV, jornal, revista, internet e, horror dos horrores, assessoria de imprensa. Explico: eu sou uma mulher bastante simpática e comunicativa, mas detesto o trabalho das assessorias como é feito hoje. Se você não entende nada do assunto e quer saber mais, sugiro que faça uma longa visita ao Pérolas das AIs, mantido pelo Edu Vasquez.
A vida mudou, eu escrevo quase nada para impressos nos dias atuais. Só que a internet – e os blogs – também estão na mira das tais assessorias. Que, na sua gigantesca maioria, não têm a menor idéia de como funciona a cabeça de blogueiros não jornalistas, nem imaginam como se apresentar ou ao produto que querem nos “vender”.

Por isso, consultei alguns amigos mais chegados para saber o que acham dos releases que recebem em suas caixas de entrada.Lu Monte (Dia de Folga, Cadê o Atum, Deusario):
Você recebe releases? Quantos por semana?
LM: Eu recebo pouco – um por semana, acho.
O que faz com eles?
LM: Pra não ir pra lixeira sem pensar duas vezes, tenho que achar (no mínimo ACHAR) que o contato é pessoal, e não mala direta. E tem que ser algo interessante pra mim e pros leitores. De preferência, algo que eu possa testar/visitar.
O que acha da prática?
LM: Primeiro: não, não faço propaganda pros outros de graça. E acho que nunca terei um contato de assessoria razoável. :P.
Observação: na semana seguinte, a Lu recebeu uma mensagem personalizada de uma assessoria, divulgando um projeto do qual ela gostou. Detalhe: apesar de ter mostrado o contato e o blog para a sua amiga aqui, a Lu ainda não publicou o trem – nem divulgou em nenhuma lista de discussão.

Ricardo Cobra (Homem na Cozinha, Blog do Cobra)
Você recebe releases? Quantos por semana?
RC: média de 10
O que faz com eles?
Os interessantes eu vou atrás, mas não recebi nenhum que me fizesse sair do padrão de publieditorial do blog.
O que acha da prática?
RC: Dos relevantes, eu gosto; odeio spam, p.exemplo, um assunto que não tem nada a ver comigo ou excessivos (frequentes falando de tecnologia.)

Manoel Netto (Tecnocracia)
Você recebe releases? Quantos por semana?
MN: Recebo uns 10 por semana
O que faz com eles?
MN: A maioria vai pro lixo. Se me interesso, vou atrás. Se for bacana e relevante pro meu blog, publico ou guardo pra publicar (e acabo não publicando)
O que acha da prática?
MN: Gosto. Se for ruim, só me gasta um clique pra ir pra lixeira.

Gilberto Knuttz Soares (Cybervida, Ueba)
Você recebe releases? Quantos por semana?
Sim, recebo releases, mas não sei quantos, tem semana que chegam 10, tem semana que não chega nada.
O que faz com eles?
Gosto de receber, um clique e os que não me interessam voam… Eu também filtro tudo que vem com os termos “release” “lançamento” para uma caixa separada, e só vejo quando tenho tempo…
O que acha da prática?
Publico algum material, geralmente os que são de ativismo e/ou que apresentam serviços interessantes, às vezes, de produtos.

Update:

Recebi esta semana uma conversa inteirinha da Raquel Camargo. Vai virar novo post, só para provar que falta muito bom senso para fazer ações com blogs.

Conclusões
Quer se comunicar com blogueiros? Faça direito ou cale-se para sempre. De dez releases nenhuma publicação é #FAIL, concordamos? Para mim, a maior diferença entre um blogueiro e os jornalistas é que os primeiros não têm compromisso de publicar o que não gostam, não querem, não os encanta – coloque nos comentários o que mais quiser ou achar. Mais: quem já tem um blog há dois ou mais anos tem uma rede de relacionamento que costuma alimentar e refrescar seu blog. Ela está espalhada por aí, nas mais diversas ferramentas. Se você é um “assessor de comunicação”, como definiram outro dia numa lista de profissionais da área, tem obrigação profissional de não só conhecer estas ferramentas, como estar nelas, ter reputação e ser suficientemente inteligente para conquistar os nossos olhos com informação relevante, interessante e que possa ser testada pelo amor…

Postado por:
Categorias:
web/blogosfera

Procurar

Canais

Novidades por e-mail

Se quiser receber as atualizações por e-mail, deixe seu endereço aí embaixo...

@lufreitas

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons — Tema LadybugBrasil desenvolvido por André Bets e Fabio Lobo