Navegue
14
dez
2010

Vem a chuva e o paulistano fica perdido

Enchente no Bom Retiro, Foto de Cátia Toffoleto, Flickr de Milton Jung da CBN SPFoto de Cátia Toffoletto no Flickr de Milton Jung, da CBN SP, em CC

São Paulo, 13 de dezembro, 19h08. A manchete: São Paulo debaixo d’água. Já falei disso aqui no blog. A situação, dizem os jornalistas, só faz piorar… As cenas se repetem toda vez que temos chuva intensa e concentrada. Lixo, rios transbordando, cenas de irresponsabilidade no trânsito ao vivo e a cores. No twitter, todo mundo resmunga, manda fotos, conta as condições de trânsito.

Claro que as árvores caem – elas estão espremidas e maltratadas nas calçadas… Além dos rios artificiais e nojentos que se formam no asfalto, convivemos com o que é um verdadeiro desastre ecológico. E claro, ele é muito pior para quem tem menos – a periferia e as favelas se ferram.

O que mais me chama a atenção nesta altura são as cores: preto do asfalto, cinza do concreto, marrom da água nojenta. Verde? Quase nenhum. E os sacos de lixo, pretos, brancos, amarelos saem boiando – isso quando não é papel, garrafa e mais lixo solto. Claro que falta tudo em São Paulo, a grande metrópole. E óbvio que é fácil xingar o prefeito, os vereadores, o governador.

Vale lembrar, nesta hora: o que eu fiz para mudar isso? Onde foi o meu lixo? Quantas árvores plantei? O meu quintal é coberto por grama ou cimento? Se já não é mais possível voltar a ter o clima antigo de São Paulo, pelo menos a gente pode tentar mudar os pequenos espaços que nos cercam.

Você fez algo a respeito? O que? Conte nos comentários.

Postado por:
Categorias:
Rede Ecoblogs

Procurar

Canais

Novidades por e-mail

Se quiser receber as atualizações por e-mail, deixe seu endereço aí embaixo...

@lufreitas

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons — Tema LadybugBrasil desenvolvido por André Bets e Fabio Lobo