Navegue
25
abr
2009

Trote Sócio Ambiental

trote solidário
Este post entra na categoria (inexistente no blog, mas presente em nossas vidas) “antes tarde do que nunca”. Soube do Trote Sócio Ambiental quando organizava o 3º LuluzinhaCamp. A Deh Bortoletti, fofa, trouxe algumas das ecobags (uma pequena parte da ação) para sortear entre nossas mulheres. E eu fiquei curiosa, curiosa. Entre vai e vem de e-mail, conversei com o Paulo Roberto Mendes, um dos organizadores da história na Universidade Municipal de S. Caetano do Sul. Acho que nossa pequena entrevista conta o principal.

Porque vocês escolheram este viés do meio ambiente para o trote? Como fizeram?

Há quatro anos desenvolvemos trotes voltados para área social, para conscientizar calouros e veteranos quanto à necessidade do trabalho voluntário e das mazelas existentes em nosso rico país.

Este ano, em uma de nossas reuniões, vislumbramos a possibilidade de focar a questão ambiental, e a idéia empolgou nossa equipe de tal forma, que trabalhamos exaustivamente para realização deste evento, que denominamos Trote Sócio Ambiental.

O Trote Sócio Ambiental foi um evento que contou com ações fantásticas, como arborização de vias públicas, montagem da ONDA SENSORIAL do Greenpeace em nossa universidade, pedágio consciente (entrega de manuais de sustentabilidade nos semáforos), troca das ECOBAGS por alimentos (800 kg arrecadados), entrega dos alimentos em instituições de caridade e palestras com profissionais do ramo para conscientização geral dos estudantes.

Para efetivação do projeto, tivemos patrocínio da Universidade Municipal de São Caetano do Sul – USCS e apoio da Editora Abril –Planeta Sustentável, Instituto Homem Natureza e outros.

Por que escolheram as sacolas retornáveis e o varal ecológico para receber os calouros?

As sacolas retornáveis ou ecobags, além de serem super descoladas, trazem aos estudantes a reflexão quanto ao uso das sacolas plásticas em supermercados, feiras e outros centros comerciais. É uma forma sustentável de redução do uso do plástico.

Quanto ao ecovaral a idéia foi mostrar de onde o mesmo é proveniente. Pra isso, trouxemos o idealizador do projeto e a máquina que transforma a garrafa PET em fio de plástico e na seqüência faz o entrelaçamento, transformando em um resistente e eficiente varal.

Este varal ecológico está no mercado? A gente pode comprá-lo?

Sim, o ecovaral está no mercado e pode ser adquirido na COOPCENT-ABC – Tel.: 11-4043-4397.

Imagens: divulgação, em colagem do Picasa

Postado por:
Categorias:
ecologia, educação, Rede Ecoblogs

Procurar

Canais

Novidades por e-mail

Se quiser receber as atualizações por e-mail, deixe seu endereço aí embaixo...

@lufreitas

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons — Tema LadybugBrasil desenvolvido por André Bets e Fabio Lobo